quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA, GUINÉ-BISSAU VAI TER FOGO DE ARTIFÍCIO NA NOITE DE PASSAGEM DE ANO!



Bissau - Pela primeira o Governo da Guiné-Bissau anunciou o uso do fogo-de-artifício para assinalar este ano passagem do ano 2014 – 2015 e proibiu a clássica utilização de armas de fogo durante os mesmos festejos.

O Ministério da Administração Interna através do Comissariado Nacional da Polícia da Ordem Pública informou em conferência de imprensa a proibição do uso de qualquer tipo de armas de fogo pelas forças armadas ou pessoas singulares, para assinalarem a passagem do ano.

De acordo com Armando Nhaga, Comissário Nacional da Polícia da Ordem Pública, será lançado fogo-de-artifício na Praça dos Heróis Nacionais e no Estádio Lino Correia. “Temos o hábito de usar armas de fogo, mas, mesmo as Forças Armadas não vão usar armas, porque o Governo tomou iniciativa do uso de fogo-de-artifício como acontece em todos em partes do mundo”, disse Nhaga.

Em termo de segurança, o responsável da força da ordem disse que os mais de 4 mil homens serão disponibilizados para esta operação e foram dotados pelo Governo de novas viaturas para Polícia da Ordem Pública e Guarda Nacional.

A operação também conta com a participação da força da ECOMIB e Polícia Militar.

(c) PNN Portuguese News Network

MOÇAMBIQUE/ELEIÇÕES: AFONSO DHLAKAMA DIZ SER BRINCADEIRA VALIDAÇÃO DE RESULTADOS DAS ELEIÇÕES


LÍDER DA RENAMO, AFONSO DHLAKAMA, QUANDO VOTAVA NAS ELEIÇÕES 2014

Chibabava - O líder da Renamo, Afonso Dhlakama, classificou como "brincadeira" a validação terça-feira dos resultados eleitorais pelo Conselho Constitucional moçambicano, insistindo que vai formar o seu executivo, se a Frelimo continuar a recusar a formação de um Governo de Gestão.

"Isso é uma brincadeira de mau gosto", disse à Lusa Afonso Dhlakama, líder da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), maior partido da oposição, a partir da sua aldeia natal em Mangunde, distrito de Chibabava, centro do país, de onde acompanhou a divulgação de resultados. 

O Conselho Constitucional validou terça-feira os resultados eleitorais, com algumas décimas de diferença da contagem da Comissão Nacional de Eleições (CNE), e proclamou a vitória da Frelimo, partido no poder, e do seu candidato presidencial Filipe Nyusi, colocando a Renamo e o seu líder em segundo lugar e o Movimento Democrático de Moçambique (MDM) e o seu presidente, Daviz Simango, em terceiro. 

A Renamo apresentou duas queixas ao Conselho Constitucional (CC) moçambicano,alegando numerosas irregularidades, contra oito do MDM e uma da Frelimo, que foram chumbados pelo órgão, por ineptidão de petição e improcedente por falta de fundamento legal, tendo validado a contagem por considerar que as alegadas irregularidades não influenciaram os resultados finais.

"Experimente (a Frelimo) formar um Governo, eu vou formar o meu", garantiu o presidente da Renamo. 

"Não venham dizer que (Afonso) Dhlakama dividiu o pais", insistiu o líder da Renamo, considerando que "a bola está do lado da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo)", e manifestando-se disposto a uma negociação. 

Dhlakama assegurou contudo que os recursos naturais, nas províncias onde reivindica vitória, vão dar suporte ao seu Governo, que vai trabalhar nas reformas das instituições públicas nos próximos cinco anos, até a realização de novas eleições. 

"A madeira, carvão mineral, boas terras e a maior riqueza está no centro do país. A Hidroelectrica de Cahora Bassa está em Tete, onde ganhei. Os projectos de gás e petróleo estão em Cabo Delgado, onde ganhámos", afirmou Afonso Dhlakama, questionando onde vai o novo Governo a formar pela Frelimo buscar dinheiro para o seu funcionamento. 

O presidente da Renamo, que prometeu regressar à capital, Maputo, na primeira semana de janeiro, garantiu que não vai recorrer à guerra para reclamar os resultados eleitorais, mas reiterou que não quer ser forçado a confrontações "com provocações da Frelimo". 

A Renamo insiste na ameaça de promover uma campanha de desobediência civil e manifestações, sem recurso à guerra, caso a Frelimo rejeite a sua exigência de formação de um Governo de Gestão, como solução para a alegada fraude que ocorreu nas eleições gerais de 15 de Outubro. 

O partido no poder já reiterou que não vai "tolerar ameaças" à paz.
portalangop

ABBAS ASSINA PEDIDO DE ADESÃO DA PALESTINA AO TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL


O Presidente palestiniano, Mahmud Abbas, assinou o pedido de adesão da Palestina ao Tribunal Penal Internacional (TPI), um dia depois de ter sido rejeitada na ONU uma resolução para a retirada de Israel dos territórios palestinianos.
LUSA

ANTÓNIO COSTA SAIU "IMPRESSIONADO" DA VISITA A JOSÉ SÓCRATES. MÁRIO SOARES REITERA "PROCESSO POLÍTICO"

António Costa à saída do estabelecimento prisional de Évora

Dr. Mário Soares
O líder socialista, António Costa, afirmou à saída da prisão de Évora que José Sócrates mantém o "espírito lutador". Mário Soares disse que "não há nenhuma razão" para o manter na prisão.

"É sempre uma visita impressionante". Foi desta forma que António Costa descreveu a visita de cerca de uma hora que fez esta manhã a José Sócrates, no Estabelecimento Prisional de Évora..

O secretário-geral do PS, que pela primeira vez visitou o ex-primeiro-ministro na prisão, afirmou à saída que encontrou José Sócrates "com espírito lutador".

"Ele é um lutador e está em luta por aquilo que acredita ser a sua verdade", disse aos jornalistas.

O líder socialista, que sublinhou tratar-se de uma "visita pessoal", fez questão de dizer que se deve deixar "a justiça funcionar em todos os seus valores".

António Costa saiu do estabelecimento prisional de Évora poucos minutos depois de Mário Soares. O ex-presidente da República também escolheu o último dia do ano para visitar Sócrates, naquela que é a sua segunda visita ao antigo chefe de Governo.

dn

«SANGUE AZUL» DÚVIDA SOBRE A PATERNIDADE DO PRÍNCIPE HARRY EM PALCO



Truth, Lies, Diana estreia-se a 9 de janeiro no Charing Cross Theatre, em Londres, e consigo faz renascer um dos rumores que mais incomodou Diana de Gales: a paternidade de Harry.

Será mesmo James Hewitt - e não Carlos de Inglaterra - o pai do seu segundo filho? Jon Conway, autor da peça, garante que o oficial da cavalaria britânica, que teve um caso com a princesa, lhe deu "dados notáveis que nunca chegaram ao domínio público" e que prometem reavivar todas as incertezas.

Leia mais na edição impressa ou no e-paper do DN

A Princesa Diana, mãe de Harry, admitiu em novembro de 1995 durante uma entrevista à BBC que teve um affair com um ex-chefe da cavalaria real, James Hewitt.

GOVERNO DE CABO VERDE REPUDIA TENTATIVA DE ASSASSINATO DE FILHO DO PRIMEIRO-MINISTRO



Em comunicado, executivo promete continuar "combate sem tréguas" à criminalidade. José Luís Neves está fora de perigo após ter sido baleado.

O Governo de Cabo Verde repudia a tentativa de assassinato do filho mais velho do primeiro-ministro do país, e promete continuar a combater "sem tréguas" a criminalidade no arquipélago.

Num comunicado enviado à imprensa esta quarta-feira, o Governo cabo-verdiano informou que o estado de saúde do filho de José Maria Neves é "estacionário", depois da "pronta resposta" dos profissionais de saúde e de uma cirurgia no Hospital Agostinho Neto. Na nota do Gabinete de Comunicação e Imagem, o executivo indicou que está a trabalhar "ativamente" com as autoridades no sentido de apoiar a investigação e esclarecer o caso, que "chocou a opinião pública cabo-verdiana". "Enquanto decorrem as investigações, o Governo deixa à sociedade cabo-verdiana uma mensagem de calma e de serenidade", referiu o executivo, que agradeceu a onda de solidariedade para com a vítima e o primeiro-ministro. "Tudo está a ser feito para esclarecer a situação e garantir a segurança das pessoas e das instituições".

José Luís Neves terá sofrido uma tentativa de assassinato na terça-feira à noite à porta da sua casa, num dos bairros da Cidade da Praia, alegadamente por homens encapuzados. Segundo a imprensa cabo-verdiana, a vítima, de 36 anos, foi atingida com quatro tiros na zona do abdómen. 

Fontes do gabinete do primeiro-ministro disseram à Lusa que José Luís Neves está numa situação estável e a receber visitas, inclusive de José Maria Neves. Seguiram-se outros membros do Governo, a nova presidente do PAICV - Janira Hopffer Almada, o líder parlamentar do partido, Felisberto Vieira, familiares e amigos, entre outros. A diretora clínica do HAN - Maria do Céu Teixeira, indicou à RDP África que as primeiras 48 horas após a cirurgia são fundamentais para saber da evolução do estado de saúde do paciente. 

José Luís Neves é economista, formado pelo Instituto Superior de Economia e Gestão de Lisboa. No início do ano deixou o cargo coordenador do Observatório do Emprego de Cabo Verde, após dois anos a frente deste órgão do Governo do país.
rdp

SEGUNDO COMANDANTE DA POLÍCIA DE INTERVENÇÃO RÁPIDA DETIDO EM BISSAU


Dois agentes da polícia e um militar estão detidos na PJ guineense por furto de 30 milhões de cfa a empresário senegalês.

Encontram-se detidos nas instalações da Polícia Judiciária, em Bissau, dois agentes guineenses da Polícia de Ordem Pública, entre os quais o segundo comandante de Operações de Intervenção Rápida. 

Os dois agentes foram detidos pelo alegado furto de 30 milhões de francos CFA (cerca de 50 mil euros), a um cidadão senegalês.
rdp

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

SECRETARIA DE ESTADO DO TURISMO DA GUINÉ-BISSAU ABRE "BALCÃO ESPECIAL" PARA CRIAÇÃO DE EMPRESAS TURÍSTICAS EM 2015


Bissau, 30 Nov 14 (ANG) - A Secretaria de Estado do Turismo vai criar, no próximo ano, um «balcão especial» no aeroporto “Osvaldo Vieira”, em Bissau, para registo e formação de empresas do sector turístico.
O anúncio foi feito hoje pelo titular deste pelouro, Vicente Fernandes, em entrevista exclusiva a ANG, a margem da tomada de posse dos novos Director e Inspectora Gerais do Turismo.

o governante garantiu ainda que, a partir de Janeiro de 2015, no mesmo aeroporto serão criados dois balcões de apoio e orientação aos turistas que visitam e deixam a Guiné-Bissau. Com esta iniciativa, segundo este responsável espera-se atrair mais capital estrangeiro para o sector.

Outra acção prioritária da Secretaria de Estado do Turismo no ano que vem, de acordo Vicente Fernandes, será a criação da «primeira escola de hotelaria e turismo», em Bissau e em Cacheu (norte), contando para isso com o apoio dum Instituto Público do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Espanha denominado «Casa África».

Na componente da reforma normativa, Vicente Fernandes diz que, para além da elaboração de um novo Plano Director Turístico, também será elaborado um Plano do Ordenamento do Território que conterá « a cartografia e zoneamento, para evitar o turismo selvagem», e que contara com o financiamento da União Monetária de África de Oeste, a UMOA.

Igualmente, o governante promete para 2015, caso as condições financeiras o permitirem, realizar o «Fórum Turístico» que juntará os operadores nacionais e estrangeiros com o objectivo de fazer conhecer as potencialidades turísticas da Guiné-Bissau que, nas suas palavras, são “invulgares”.

O governante qualifica o sector turístico de «vital» para o desenvolvimento económico a curto e longo prazo para o país, tendo apelado aos operadores estrangeiros a investirem, porque, além das condições naturais favoráveis, a Guiné-Bissau se encontra actualmente estável e pacífica.

Entretanto, tomaram posse hoje a Inspectora-geral e o Director-geral do Turismo, respectivamente, Suzete Gama e Francisco da Costa.

OBAMA DIZ QUE PUTIN NÃO É "UM GÉNIO" E COMETEU UM "ERRO ESTRATÉGICO"


"Creio que algumas pessoas estão a pensar que o que Putin fez não foi assim tão inteligente", diz o presidente dos Estados Unidos, sobre a anexação da Crimeia.

Numa longa entrevista à rádio americana NPR, antes de entrar de férias, o Presidente Barack Obama comentou a anexação da Crimeia por Putin, dizendo que, embora muitos a tenham considerado uma jogada genial, agora "algumas pessoas estão a pensar que o que Putin fez não foi assim tão inteligente".

Questionado pelo entrevistador, Steve Inskeep, sobre assuntos da política externa dos Estados Unidos, Barack Obama optou por colocá-la em contraste com a política russa. "Uma das coisas que aprendi ao longo de seis anos", explicou, "foi a ter alguma paciência estratégica". Algo que, insinua o Presidente, faltou a Vladimir Putin.

"Há três ou quatro meses, toda a gente em Washington estava convencida de que o Presidente Putin era um génio", disse Obama. "E eu disse na altura que não queríamos guerra com a Rússia, mas que podíamos aplicar pressão gradual, trabalhando com os nossos parceiros europeus."

O Presidente americano afirma que os Estados Unidos foram "a espinha dorsal de uma coligação internacional" contra a anexação russa da Crimeia, e que o tempo mostrou que este foi "um erro estratégico da Rússia".

"Hoje creio que, pelo menos fora da Rússia, algumas pessoas estão a pensar que o Putin fez não foi assim tão inteligente", disse Obama.

PRESIDENTE DA REPÚBLICA ENCORAJA GUINEENSES A ACREDITAREM EM DIAS MELHORES NA GUINÉ-BISSAU


Bissau – O Presidente da República encorajou os guineenses a acreditarem em dias melhores para a Guiné-Bissau, e com trabalho, coragem e inteligência conseguirá transformar as dificuldades em oportunidades.

Na mensagem do fim do ano, que a PNN teve acesso, José Mário Vaz voltou a insistir na necessidade do aumento da produtividade nacional a fim que o país possa atingir um nível de auto-suficiência alimentar e criar as riquezas. 

“Temos de combater o desemprego e promover o emprego jovem, porque temos um país essencialmente jovem. Não podemos dar ao luxo de desperdiçar toda a energia da juventude afastando-a das tarefas de criação de riqueza e do impulso para o desenvolvimento”, disse o chefe de estado guineense.
Sobre a exploração dos recursos naturais da Guiné-Bissau, Mário Vaz lembrou que na abertura do ano legislativo, quando manifestara a sua reserva sobre a matéria, frisou que continua convicto de que a agricultura e as pescas devem merecer atenção como base para o desenvolvimento da economia da Guiné-Bissau. “Quanto a outros recursos penso que devemos preparar melhor para a sua exploração, sobretudo investindo na formação de quadros guineenses nos seus respectivos sectores, fortalecendo assim o quadro institucional e da governação”, observou.

Mário Vaz sublinhou, mais uma vez, que várias indústrias extractivas são exploradas apenas beneficiam a minoria e não chegam à população mais necessitada.

No que concerne as suas promessas eleitorais, e particularmente sobre respeito da Constituição da República, defesa da integridade territorial, não permissão do uso do território nacional para a destabilização dos países vizinhos e a produção do arroz, o presidente disse estar firmemente empenhado em cumprir essas promessas e as pôr em prática durante o seu mandato.

Apesar de reconhecer que o ano que termina não ter sido um ano de resultados concretos, Mário Vaz disse que o mesmo não poderá acontecer em 2015, contudo reconhece que com base no Orçamento Geral do Estado o próximo ano poderá ser um ano muito difícil e de grandes exigências sobretudo para o Governo.

O Chefe de Estado elogiou também as mulheres guineenses assim como a Força da Alerta da Comunidade de Estados da África Ocidental na Guiné-Bissau (ECOMIB), e destacou o processo eleitoral que ocorreu no país entre os meses de Abril e Maio assim como os órgãos de soberania dele resultante.




«ELEIÇÕES EM MOÇAMBIQUE» CONSELHO CONSTITUCIONAL PROCLAMA NYUSI E FRELIMO VENCEDORES


RENAMO insiste na formação de um Governo de Gestão, que represente eleitores moçambicanos cujo votos "foram roubados".
O Conselho Constitucional moçambicano proclamou Filipe Jacinto Nyusi vencedor da eleição presidencial moçambicana de 15 de outubro e o seu partido - FRELIMO, vencedor das eleições legislativas e provinciais do mesmo dia.

A decisão do CC era aguardada com grande expetativa, uma vez que a RENAMO, principal partido de oposição, e o seu líder - Afonso Dhlakama, anunciaram que não vão reconhecer os resultados apurados pela Comissão Nacional de Eleições, alegando que são fraudulentos. 

Em declarações no domingo, Dhlakama afirmou que "validar os resultados quando toda a gente sabe que houve fraude é ofender a população e os partidos políticos, é procurar violência e desobediência". Segundo o líder da RENAMO, o CC tem "a oportunidade de ser imparcial e ter a coragem política de indicar os problemas e invalidar as eleições, sem cumprir ordens do Governo nem do comité da FRELIMO", para erradicar a "cultura de fraudes" em Moçambique

O dirigente do partido da perdiz André Majibire insiste na ideia da criação de um governo de Gestão em Maputo. De acordo com o mandatário do maior partido de oposição, o presidente eleito "não está em altura de formar o Governo, porque ele não ganhou as eleições e não representa a vontade da maior parte do povo moçambicano". 

O MDM, terceiro maior partido moçambicano, manifestou-se triste com o acórdão do Conselho Constitucional, declarando que vai continuar a luta política para a reposição da verdade eleitoral. "Nosso sentimento neste momento é de tristeza. O Conselho Constitucional teve uma grande oportunidade de repor a verdade e a justiça eleitoral. Entretanto, isso não aconteceu", disse à imprensa o chefe da bancada parlamentar do MDM, em declarações aos jornalistas, momentos após o presidente Hermenegildo Gamito, ler o acórdão do órgão. Lutero Simango acrescentou que, uma vez esgotada a via judicial, o seu partido vai apostar na luta política para a reposição da verdade eleitoral, sem especificar os mecanismos que o MDM vai seguir.

Por seu turno, a FRELIMO, pela voz de Verónica Macamo, agradeceu aos eleitores moçambicanos e anunciou que não vai permitir que a RENAMO crie agitação, aludindo a ameaças de convocação de manifestações pelo principal partido da oposição contra os resultados do escrutínio.
rdp

MINISTRO DO INTERIOR ANGOLANO REITERA COMBATE CERRADO À IMIGRAÇÃO ILEGAL

Mega operação de fiscalização em Luanda levou à detenção de 884 estrangeiros. Maioria são congoleses, mas também há europeus, americanos e asiáticos, que serão deportados.

O ministro do Interior de Angola - Ângelo Veiga Tavares, reiterou esta terça-feira em Luanda que a imigração ilegal vai merecer em 2015 "um combate mais cerrado", bem como o auxílio a esta.

O combate à imigração ilegal é uma ação que as autoridades angolanas têm levado a cabo há vários anos, com operações periódicas de identificação e expulsão dos ilegais. No passado dia 20, uma mega operação de fiscalização realizada na capital angolana levou à detenção de 884 estrangeiros ilegais, de um total de 2161 cidadãos inspecionados.

Em declarações à agência Lusa, à margem da cerimónia, o diretor-adjunto do Serviço de Migração e Estrangeiros - Eduardo Santos, disse que até domingo encontravam-se no Centro de Detenção de Estrangeiros Ilegais 536 cidadãos ilegais, que aguardam a conclusão do processo de repatriamento para os seus países de origem. O grupo de imigrantes ilegais era constituído por cidadãos de 35 nacionalidades, oriundos de países europeus, americanos, asiáticos e africanos, sendo a maioria da vizinha República Democrática do Congo. Segundo Eduardo Santos, encontravam-se igualmente no grupo cidadãos portugueses, cujo número não adiantou, mas a maioria saiu no dia da operação, depois de comprovarem a legalidade da sua situação. 

Eduardo Santos explicou que no momento a seguir a detenção cerca de 50 por cento daquele número foi libertado, por conseguirem provar a sua situação legal em Angola. "Há uma prática dos cidadãos estrangeiros, fundamentalmente os trabalhadores de empresas de construção, que por causa da natureza do trabalho que desenvolvem, para não perderem (os documentos), as empresas retêm os seus documentos, mas as empresas precisam de saber que é crime os cidadãos estrangeiros não portarem os seus documentos, isso dá multa", referiu o responsável. O diretor-adjunto do SME realçou ainda que os detidos estão apenas a aguardar a conclusão do processo para a sua expulsão. "E isso leva o seu tempo. Primeiro é a condição financeira, económica, que o Estado angolano nem sempre tem de forma rápida este dinheiro para comprar bilhetes de avião, fretar aviões e em caso de cidadãos que não têm documentos de viagem é preciso que os consulados cooperem connosco passando documentos de viagem e esse o tempo que leva", sublinhou.

Relativamente à denúncia de organizações de defesa dos direitos humanos sobre "tratamentos desumanos e cruéis" aos imigrantes durante a operação, Eduardo Santos rejeitou a acusação, salientando que não é prática das autoridades angolanas o recurso à violência. "Não sei o que querem dizer com maus tratos, se se estão a referir à violência, bater, não temos essa prática. Somos um país que tem estado a tratar com a situação de imigração ilegal há bastante tempo e apesar das críticas que têm sido levantadas sobre as questões de repatriamento até agora não se provou nada", disse. "Agora se dizem que há maus tratos relativamente às condições em que eles estão é natural, nós não temos um hotel lá, aquilo não é um hotel de cinco estrelas, é um centro de passagem e cada um pode se sentir mais ou menos confortável, não se pode esperar que haja luxo lá", acrescentou Eduardo Santos.

«FALHOU GOLPE DE ESTADO» LÍDER DE INTENTONA NA GÂMBIA MORTO PELAS FORÇAS DO PRESIDENTE


Golpe de Estado falhado após ataque ao Palácio presidencial de Banjul, que aproveitou ausência de Yahya Jammeh nos Emiratos Árabes.

As forças leais ao Presidente da Gâmbia - Yahya Jammeh, anunciaram ter morto três dos autores duma tentativa de golpe de Estado, incluindo o principal mentor, identificado como um desertor do Exército.

Os atacantes tinham como alvo o Palácio Presidencial, aproveitando a ausência do chefe do Estado em visita aos Emirados Árabes Unidos, disse um oficial da Gâmbia à AFP, especificando que "três dos atacantes foram mortos, incluindo o antigo capitão, outro foi capturado no local e entregue à NIA - Agência Nacional de Inteligência, para interrogatório". A polícia e os militares "controlam totalmente a situação".

A Gâmbia sofreu esta terça-feira uma tentativa de golpe de Estado que acabou por falhar, levada a cabo por um grupo de militares que se aproveitaram da ausência do Presidente para atacar vários edifícios governamentais. De acordo com os relatos dos meios de comunicação locais, citados pela agência espanhola Efe, os militares atacaram, durante a madrugada, o Palácio Presidencial de Banjul, a capital, e um quartel militar na ponte de Denton, que liga a cidade com o resto do país, além de outras edifícios, afirma o jornal local Freedom Newspaper.
rdp


SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE: GOVERNO SUSPENDE CONSTRUÇÃO DE UM CENTRO COMERCIAL CHINÊS

Primeiro-Ministro de São Tomé e Príncipe - Trovoada 
São Tomé - O Governo são-tomense suspendeu a construção de um centro comercial de cinco pisos, investimento privado chinês, avaliado em dezenas de milhares de dólares, no centro da cidade capital, São Tomé, soube-se de fonte oficial no local.

Carlos Vila Nova, ministro das Infra-estruturas, Recursos Naturais e Ambiente, justificou a decisão pelo facto do processo não ter “respeitado as normas" e "pelo desrespeito pelas autoridades do país”.

Entre outros incumprimentos, o governante evocou o não pagamento das taxas de título de concessão do terreno, jurisdição da autarquia de Água Grande que, segundo o ministro, não deram orientações superiores neste sentido.

“Para haver emissão de um título tinha que haver a apresentação de um projecto”, frisou Carlos Vila Nova.

A Comissão de Avaliação dos Projectos da Direcção das Obras Públicas não analisaram o empreendimento que, numa primeira fase, previa três pisos tendo sido mais tarde alterado para cinco pisos sem o consentimento das autoridades competentes, acrescentou.

O ministro adverte que o terreno em causa é pantanoso e que o estudo geológico ficou à margem da construção.

A suspensão temporária destas obras deveu-se ainda à sua proximidade junto à Paroquia da Conceição (Igreja Católica) e visa repor a “normalidade”, disse.

O investidor vai ter que agir dentro das normas para o seu bem e para o país. Se não houver essa atitude da nossa parte, amanhã o próprio investidor não respeitará qualquer entidade, nem qualquer instituição”, afirmou.

O centro comercial em construção é o primeiro investimento privado chinês na ilha após o Estado são-tomense ter restabelecido as relações comercias com a China Popular com a abertura de um escritório para efeito na capital São Tomé.

No entanto, há sensivelmente três meses, o Ministério Público, num comunicado de imprensa, terá dito não haver motivos para suspender as obras.
portalangop

TIMOR-LESTE APOIA CABO VERDE COM 500 MIL DÓLARES DEVIDO AO VULCÃO


Díli - O Governo de Timor-Leste anunciou nesta terça-feira, em comunicado, um apoio de 500 mil dólares a Cabo Verde por causa dos danos provocados pela erupção do vulcão da ilha do Fogo.

"O Conselho de Ministros aprovou a atribuição de apoio financeiro a Cabo Verde, no montante de 500 mil dólares para apoiar este país irmão na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa no combate aos estragos provocados pela erupção do vulcão da ilha de Fogo", refere em comunicado o Governo timorense. 

A decisão de apoio foi tomada na reunião extraordinária do Conselho de Ministros realizada no passado dia 19. 

A erupção vulcânica na ilha do Fogo, iniciada a 23 de Novembro, já consumiu duas localidades de Chã das Caldeiras (Portela e Bangaeira) e destruiu mais de 30 por cento dos 700 hectares de terra cultivável, entre outras infra-estruturas, mas não provocou vítimas. 

Os cerca de mil e 500 habitantes das duas povoações foram retirados de Chã das Caldeiras e grande parte deles está instalada em três centros de acolhimento no norte e sul da ilha do Fogo.
portalangop

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

PR JOSÉ MÁRIO VAZ CONFIRMA PRESENÇA NA POSSE DA PR DILMA ROUSSEFF


O Brasil prepara-se para celebrar o início do novo ano com aroma política em destaque, à tomada de posse para o segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff, reeleita no mês de outubro do ano que se finda, concentra as atenções em Brasília.
O presidente guineense José Mário Vaz vai chefiar a delegação da Guiné-Bissau que irá assistir a cerimônia de investidura da presidenta Dilma Rousseff marcada para o dia primeiro de janeiro de 2015.

Guiné-Bissau está escalada na quarta posição pela Ordem de Precedência, pelo cerimonial e protocolo da diplomacia brasileira, nos cumprimentos dos chefes de Estado, e o PR José Mário Vaz já confirmou a sua presença na cerimoniá, e a partir do dia 31 de dezembro (quarta-feira) estará no Brasil, em resposta a um convite especial formulada pela presidência brasileira, que guarda uma atenção especial da presidência guineense, que foi uma das primeiras a felicitar a presidenta Dilma Rousseff pela vitória eleitoral nas últimas eleições presidenciais brasileiras.

Além do PR Mário Vaz, integram a comitiva guineense o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades, Embaixador Mário Lopes da Rosa, o Ministro-diretor de gabinete do PR, Dr. Octávio Lopes, a conselheira para assuntos político e diplomáticos, ministra Adiato Djaló Nandigna, o diretor-geral do protocolo de Estado, Embaixador Liberato Gomes, alguns assessores e a equipa de segurança que acompanha o presidente.

Cerimonial e Protocolo: Ordem de Precedência

§ O Decreto 70.274 determina os lugares das autoridades e anfitriões nas solenidades, Presidência é diferente de Precedência. A presidência é do anfitrião, que nem sempre terá a maior precedência no evento.

§ A precedência é definida pelos seguintes critérios:

Anfitrião > hierarquia > data de criação e constituição > antiguidade de diplomação, cargo > poder econômico > poder cultural > interesses políticos e empresariais > honraria > idade > sexo > ordem alfabética > bom senso.

§ O critério “anfitrião” serve de ponto de partida para a elaboração da lista de precedência. O anfitrião ocupará sempre o lugar de destaque, mesmo recebendo autoridades de hierarquia superior à sua, às quais dará o lugar de honra.

§ Nos eventos com a presença do Presidente da República ou do Vice-Presidente, estes presidirão a cerimonia. Em outras ocasiões a presidência é sempre do anfitrião, que deve ocupar o centro da mesa diretora.


BARACK OBAMA REPÕE GUINÉ-BISSAU NO PROGRAMA DE LIVRE COMÉRCIO DOS EUA COM ÁFRICA


Obama repõe Guiné-Bissau no programa de livre comércio dos EUA com África - Politics - África Monitor


Sinal de normalização das relações da Guiné-Bissau com a comunidade internacional, dois anos depois de o país ter sido afastado de relações económicas e diplomáticas.

O Presidente americano, Barack Obama, decidiu recolocar a Guiné-Bissau no programa de livre comércio dos Estados Unidos da América com África. 

A partir de 1 de Janeiro, a Guiné-Bissau está de volta ao programa AGOA - African Growth Opportunity Act -, que permite que produtos de alguns países africanos, que cumprem normas boa governação, tenham acesso livre de tarifas ao mercado dos Estados Unidos.

Em Janeiro deste ano a Guiné-Bissau tinha sido excluída do grupo de 47 países convidados a participar na Cimeira Estados Unidos - África, devido à "preocupação com a subversão da ordem democrática" no país.

Esta readmissão no AGOA representa para a Guiné-Bissau um importante passo, surgindo numa altura em que o país se prepara para um ano decisivo de colheita de caju, o principal produto de exportação e fonte de divisa país.

Por outro lado, a entrada no AGOA é também um sinal de normalização a nível diplomático. 

«MENSAGEM À NAÇÃO GUINEENSE» PRESIDENTE DA REPÚBLICA APELA AUTORIDADES ELEITAS PARA NÃO DEFRAUDAREM EXPECTATIVAS DA POPULAÇÃO


Bissau, 29 Dez 14 (ANG) – O Presidente da República lembrou as autoridades eleitas que o povo as escolheu porque acredita serem pessoas certas nos lugares indicados, pelo que suas expectativas não devem ser defraudadas.

Em mensagem à Nação por ocasião da passagem do ano, José Mário Vaz (Jomav) referiu que o país não produz riqueza suficiente para garantir o bem-estar próprio, por isso, voltou a destacar a necessidade de se “meter a mão na lama”.

Segundo o chefe de Estado, o período de graça às autoridades instituídas não pode ser alargado indefinidamente, sob o risco de se criar “frustrações e desanimo”.

Jomav qualificou 2014 como ano em que os resultados não foram “concretos e tangíveis”, mas augurou, baseando no Orçamento Geral do Estado já aprovado, que o próximo será difícil e de grande exigência, “sobretudo para aqueles que têm a responsabilidade de governar”.

O PR pediu sinais claros de cumprimento, por parte do executivo, das promessas eleitorais e o início de execução das prioridades definidas no programa do governo.

O chefe de Estado disse estar firmemente empenhado em dar cumprimento as promessas feitas durante a campanha relativamente ao respeito à Constituição da República, a defesa da integridade territorial, o não uso do território para acções de desestabilização de outros países e a produção de arroz para alimentação do povo.

José Mário Vaz disse continuar com as suas reservas sobre à pertinência do início imediato da exploração dos recursos minerais da Guiné-Bissau e manifestou-se convicto de que a agricultura e as pescas, que constituem as vantagens comparativas do pais, devem merecer, neste momento, total prioridade e constituir a base do desenvolvimento económico e social do pais.

Quanto aos outros recursos naturais, penso que devemos preparar-nos melhor para a sua exploração, sobretudo investindo na formação de quadros guineenses nos respectivos sectores e fortalecendo o quadro institucional e de governação, de forma a geri-los com eficácia para o bem de todos”.

Insistindo no mesmo assunto, disse serem vários os exemplos no mundo em que as receitas da indústria extractiva são absorvidas por uma minoria e não chegam às populações que mais precisam.

“O que corrói o tecido económico e a coesão social”, disse, sublinhando que, lamentavelmente, em vários países, a indústria extractiva pouco contribui para as receitas orçamentais e a criação de emprego.

Chamou a atenção que, no caso concreto da Guiné-Bissau, deve-se aprender com os erros do passado recente, nomeadamente com a exploração “desenfreada” da floresta nacional.

“Ninguém sabe quantas árvores foram abatidas e equivalentes a quantos metros cúbicos, Ninguém sabe quem as exportou e a que valor o fez, uma vez que nada ficou registado nas receitas orçamentais”, lamentou o Presidente da Republica.

Prosseguiu questionando sobre o facto de até hoje, ninguém saber quantas toneladas de arreias pesadas foram extraídas de Varela, a quantidade exportada e muito menos o valor pago a nível de taxas.

Na sua opinião, significa que, legalmente, as areias pesadas de Varela não estão a ser exploradas, apesar de, na prática, se assistir regularmente a um movimento de camiões carregados deste produto.

“Resta saber para onde vão as taxas pagas uma vez que não se encontram reflectidas nas receitas orçamentais de 2014 e muito menos nas do OGE de 2015”, questionou Jomav.

Referindo-se ao que chamou de “as riquezas do nosso mar”, que apesar das suas receitas serem pequenas e de entrarem nos cofres do Estado, através do pagamento de licenças de pesca e da tão conhecida Compensação da União Europeia, Mário Vaz elogiou as autoridades responsáveis pelo sector, porque, segundo fez questão de realçar, “sabe-se o montante que entra e como é gasto. É o único dinheiro arrecadado em termos de exploração dos nossos recursos”.

O PR reconheceu as dificuldades com que se debate a população mas exortou-a a acreditar em dias melhores, nas virtudes de trabalho e a ter a coragem e inteligência de transformar essas dificuldades em oportunidades.

“Temos de ser capazes de aumentar a nossa produção para atingir a auto-suficiência alimentar e criar riquezas”, frisou o Chefe do Estado que apelou ao combate ao desemprego, e a promoção do emprego jovem.

Acrescentou que um país essencialmente jovem não pode dar-se ao luxo de desperdiçar toda a energia da juventude, afastando-a da tarefa da criação de riqueza e do impulso para o desenvolvimento.

Qualificando as mulheres guineenses de “pilares da família e principais sustentáculos da sociedade”, José Mário Vaz saudou as suas coragem e determinação.

Outrossim, reconheceu que não é concebível um desenvolvimento económico e social sustentável sem se desenvolver correctamente mecanismos que permitam superar as dificuldades que se colocam aos sectores da EducaçãoSaúde.

Mulheres e Homens guineenses façamos de 2015, ano de “NÓ PRODUZI ARUZ PA NÓ CUME – MON NA LAMA”. Convido as famílias, as empresas e as ONGs a não esperarem somente pelo Estado. Cada um deve usar da sua imaginação e criatividade, para produzir riqueza para si e para a sua família”, disse a concluir.

AGRICULTURA E PESCAS SÃO PRIORIDADES NA GUINÉ-BISSAU



No seu discurso de fim do ano, o Presidente José Mário Vaz criticou a forma como têm sido geridas as receitas da exploração dos recursos naturais, que não se reflectem no Orçamento Geral do Estado.

O Presidente José Mário Vaz citou o caso da areias pesadas de Varela (norte da Guiné-Bissau) exploradas por uma empresa russa, cuja gestão não tem sido transparente "ninguém sabe quantas toneladas foram extraídas, quanto foi pago de taxa e quanto foi exportado...apesar de na prática assistirmos ao movimento de camiões, não sabemos onde estão as taxas, uma vez que não estão reflectidas no Orçamento Geral do Estado".

José Mário Vaz voltou a insistir no facto de a Guiné-Bissau não estar ainda preparada, para iniciar a exploração dos seus recursos minerais, por falta de quadros e de legislação adequada e defendeu que a prioridade deve ser o desenvolvimento dos sectores das pescas e da agricultura.

Mussá Baldé, correspondente em Bissau

«TIMOR LESTE» XANANA GUSMÃO ANUNCIA "REMODELAÇÃO DRÁSTICA" E REITERA SAÍDA


O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, anunciou hoje uma "remodelação drástica" do Governo, na mensagem de final de ano, reiterando que vai abandonar a liderança do executivo.

"É tempo de mudanças! É já tempo para alterar as condições atuais de liderança de Timor-Leste. Vou proceder à reestruturação drástica do V Governo", pode ler-se no discurso publicado na imprensa timorense em língua portuguesa.

Na mensagem, o chefe do Governo reconheceu a sua "total inabilidade para criar mudanças" e que tem havido da sua parte uma "natural tendência de insuflar nas pessoas o fácil acesso a coisas supérfluas".

"Reconheço a minha total inabilidade de apresentar à sociedade em geral expetativas mais realistas e reconheço ainda essa natural tendência de imprimir uma negativa ânsia de solução rápida de todos os problemas, desde os mais pequeninos", prosseguiu o primeiro-ministro.

Para Xanana Gusmão, a sociedade timorense já tem pessoas capazes e instruídas e é tempo de abrir aos que "potencialmente podem dar mais e melhor ao país" e deixar de estar dependente da decisão de uma pessoa, disse, considerando que não é o mais habilitado para as novas exigências do país.

"Essa pessoa que sou eu só tem o segundo ciclo do liceu, equivalente ao ensino secundário dos dias de hoje. Afasto-me e fico à espera de ser julgado por prática de crimes que eu tenha cometido ou ajudado a cometer para o contento de algumas pessoas honestas (e são poucas) em Timor-Leste", salientou.

Organizações da sociedade civil têm acusado o atual Governo de atos de corrupção, nomeadamente devido ao processo judicial que decorre contra a ministra das Finanças, Emília Pires.

Na mensagem, Xanana Gusmão pediu desculpa aos colegas do Governo que "esperaram um ano inteiro sem ouvir nada sobre" a remodelação do executivo, anunciada publicamente no final de 2013.

"Preparemo-nos todos e desde agora, em nome dos interesses nacionais, a aceitar as decisões que tomarei como atual chefe do Governo", afirmou, pedindo também desculpas aos partidos da coligação que suporta o executivo -- Conselho Nacional da Reconstrução de Timor-Leste (CNRT), Partido Democrático (PD) e Frente de Mudança.

Xanana Gusmão disse ainda que a remodelação do Governo "não pode obedecer já aos interesses de cada partido, mas aos interesses que o Governo tem em sua mão, para responder perante o Povo e perante a Nação".

Segundo o primeiro-ministro, o novo Governo vai ter "real oportunidade de progredir sensivelmente porque todos terão aproveitado para corrigir" os erros que ele próprio terá "deixado como legado à nova liderança do país".

"Reconheço que não consegui satisfazer todas as exigências impostas pela sociedade e não pude responder a todas as expetativas", sublinhou o chefe do executivo.

Na mensagem, Xanana Gusmão disse que pretende "evitar cair no ridículo de persistir em incutir um tom personalizado ao processo de construção do país".

"Processo esse que tem de ser democrático, inclusivo e participativo, um bonito slogan segundo o qual, através de primaveras árabes e contingentes de manutenção de paz em África, permite que os povos beneficiem de paz duradora e de desenvolvimento sustentável", referiu.

O chefe do Governo sublinhou ainda que continua apenas "um guerrilheiro" e pediu a todos que respeitem aquele sentimento.

"Hoje levo um fardo maior porque os desafios são imensamente medonhos e diversificados e as dificuldades mais sensíveis do país são da ordem das fragilidades estruturais, de caráter da inoperância técnica, da morbidez de valores culturais e do abandono das normas éticas de sacrifício e dedicação", referiu.

noticiasaominuto

«LIBÉRIA» EX-FUTEBOLISTA GEORGE WEAH ELEITO SENADOR

Monrovia - O opositor liberiano e ex-estrela de futebol internacional George Weah declarou-se hoje (segunda-feira), em Monrovia, "vencedor-nato", ao comentar a sua eleição como senador da Libéria com uma larga vantagem sobre o seu principal adversário, um dos filhos da presidente Ellen Johnson Sirleaf, noticiou a AFP.

"Sou um vencedor-nato", declarou a AFP numa entrevista ao telefone Weah, que vai tomar assento no Senado pela província de Montserrado (oeste), a mais populosa do país, onde está situada a capital Monrovia.

Trata-se do seu primeiro cargo electivo desde a sua reconversão à vida política há 15 anos, após uma excepcional carreira desportiva na Europa. Em 2005, foi derrotado na eleição presidencial por Ellen Johnson Sirleaf.

Nas eleições de 2011, nas quais foi reeleita Sirleaf, George Weah voltou a concorrer disputando a vice-presidência pela lista do candidato derrotado Wiston Tubman.

George Weah, um dos responsáveis do Congresso para a mudança democrática (CDC), foi o candidato dessa formação política às eleições senatoriais de 20 de Dezembro, tendo como adversário principal Robert Sirleaf, que concorreu como independente.
Weah obteve 78 por cento dos votos, contra os 10,8 por centos dos sufrágios de Sirleaf, de acordo com os resultados publicados pela Comissão eleitoral nacional (NEC).

"Sempre disse que ninguém pode tirar Montserrado ao CDC. Sempre bati a presidente Sirleaf em Montserrado, o filho não poderia fazer o que a mãe nunca fez", acrescentou o ex-futebolista, muito popular no seu país, onde é cognominado "Mister George".

Numa entrevista a AFP em Monrovia em Maio último, George Weah tinha anunciado a sua candidatura as senatoriais, mas igualmente as presidenciais previstas para 2017.

Antes de se consagrar à vida política, foi uma estrela de futebol, tendo sido compensado com a Bola de ouro em 1995. Foi na altura o primeiro não-Europeu a receber o troféu e continua até ao momento o único Africano a figurar nesse palmarés.

«GUINÉ-BISSAU» PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SERÁ APLICADO EM 2015 - PM


Bissau - O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira, disse hoje (segunda-feira), em Bissau, que 2015 vai ser ano do início de aplicação do programa de desenvolvimento do país para o qual pede "mais rigor, mais disciplina e mais trabalho", noticiou a AFP.

Numa declaração à imprensa na presença de todos os membros do Governo, Domingos Simões Pereira afirmou que 2015 "terá que ser a alavanca e o tom dos propósitos de governação" da Guiné-Bissau. 

Realçando a esperança do Governo nos resultados da conferência com os doadores na mesa-redonda a ser realizada no início do ano, o primeiro-ministro guineense disse esperar por "produção e apresentação de resultados palpáveis", ao contrário de 2014 em que o executivo "saiu a correr sem programação e estratégia", disse. 

O Governo tem como eixos fundamentais para a aplicação do seu programa de acção a reforma da justiça, a melhoria da segurança interna, a reforma do sector de Defesa, a infraestruturação do país, nomeadamente construção de estradas, transporte marítimo, energias renováveis e ligação do país ao cabo de fibra ótica

O primeiro-ministro apontou também como metas para 2015 a criação de polos de desenvolvimento nas cidades de Bafatá (leste), Bolama (nas ilhas Bijagós) e Cacheu (no norte). 

"É necessário um amplo consenso nacional para a mobilização de parceira internacional para obtenção de recursos. A Guiné-Bissau neste ano irá precisar da atenção e colaboração de todos os seus filhos. Será um ano de mais trabalho, mais empenho, mais produtividade, mais disciplina, mais rigor e mais controlo", defendeu Simões Pereira

Colocar a Guiné-Bissau "em primeiro lugar" é o que o primeiro-ministro espera de todos os guineenses e dos governantes, "mais resultados em vez de esforços". 

"Realizar, realizar e realizar", será o mote da governação do país a partir de 2015, acrescentou o primeiro-ministro, que anunciou a realização de conselhos de ministros sectoriais e nas regiões como forma de elaborar políticas direccionadas. 

Operacionalizar o domínio 'gw' na internet para identificação das comunicações do Estado e lançar a governação electrónica, são outros dos propósitos do Governo para o próximo ano, anunciados por Domingos Simões Pereira. 

Para aplicar este programa, o primeiro-ministro pretende desencadear um processo de diálogo interno inclusivo e alargado com os demais órgãos de soberania e vários setores da sociedade. 

portalangop

«RESULTADU DI ELEIÇON DESDI OTUBRO NA MOÇAMBIQUE NA ILADU NA CALERON AINDA HY KA SAI!» "RENAMO ANUNCIOU ANTECIPADAMENTE NÃO RECONHECER RESULTADOS!"


Moçambique: Conselho Constitucional anuncia validação de resultados 3ª feira.

RENAMO anunciou antecipadamente não reconhecer resultados. FRELIMO avisa que não vai permitir agitação.

O Conselho Constitucional de Moçambique divulga na terça-feira o acórdão sobre a validação dos resultados das eleições gerais moçambicanas de 15 de outubro.

Segundo uma nota de imprensa do CC citada pelo jornal Notícias, o órgão vai divulgar a sua decisão sobre as eleições gerais às 10:00 (8:00 de Lisboa) no Centro de Conferências Joaquim Chissano, na capital do país. A decisão do CC é aguardada com grande expetativa, uma vez que a RENAMO, principal partido de oposição, e o líder - Afonso Dhlakama, já anunciaram que não vão reconhecer os resultados apurados pela Comissão Nacional de Eleições, que dão vitória à FRELIMO, partido no poder, e ao seu candidato presidencial - Filipe Nyusi, alegando que são fraudulentos.

Em declarações à agência Lusa no domingo, Dhlakama afirmou que "validar os resultados quando toda a gente sabe que houve fraude é ofender a população e os partidos políticos, é procurar violência e desobediência". Segundo o líder da RENAMO, o CC tem "a oportunidade de ser imparcial e ter a coragem política de indicar os problemas e invalidar as eleições, sem cumprir ordens do Governo nem do comité da Frelimo", para erradicar a "cultura de fraudes" em Moçambique.

Por seu turno, a FRELIMO já anunciou que não vai permitir que a RENAMO crie agitação, aludindo a ameaças de convocação de manifestações pelo principal partido da oposição contra os resultados do escrutínio.
rdp

«ROUBOS DE GADO EM PORTUGAL!» "AFINAL, HY KA SÓ ANÓS QUI TÁ FURTA BACA (NALATCHE)! KAKAKAKAKA...MODA PEGA DJA LY NA TUGA!



Roubos de gado preocupam criadores.

Furtos constantes estão a deixar desesperados os agricultores de Fermelã e Angeja.

Os criadores de gado de Estarreja e Albergaria não dormem descansados. Muitos animais têm sido roubados nos últimos tempos. Só esta semana, numa madrugada, levaram dezena e meia de ovelhas e cabras de três explorações.

Os constantes roubos de gado andam a deixar os donos das explorações pecuárias e agrícolas de Fermelã (Estarreja) e Angeja (Albergaria-a-Velha) desesperados. Na última semana, os "amigos do alheio" percorreram diversas explorações de pequena dimensão, roubando dezena e meia de cabeças de gado em três e combustível numa quarta.

António Lopes, que perdeu seis animais, não esconde a revolta. "Foram por um caminho no meio dos pinhais e cortaram a vedação da parte de trás. As ovelhas andam à solta e tenho lá cães, mas parece que não valeu de nada. Estava a chover muito e até conseguiram enganar os cães. Roubaram-me seis cabeças, tudo ovelhas de criação", descreveu, ontem, ao Jornal de Notícias.

O prejuízo ascende aos 750 euros, mas poderá aumentar. "Fiquei com 18 cabeças e mais 17 borregos, mas alguns deverão morrer porque roubaram as mães e eles ainda não comem", diz, referindo-se à pequena exploração isolada que mantém há mais de 30 anos em fermelã, como complemento dos rendimentos mensais.

Nos últimos anos já foi roubada diversas vezes. "Assim nem ganhamos para o custo de manter e alimentar os animais", lamenta-se.

As suspeitas, não confirmadas, recaem sobre "um ladrão local que tem antecedentes e voltou à localidade há meses", ocasião em que "os roubos de gado caprino, bovino, galinhas e casas, que se verificavam há uns anos atrás aqui na zona, voltaram a acontecer", refere António Lopes, sem deixar de criticar os receptadores. "Quem rouba é para vender, não é para comer, porque é muita quantidade. Tem de haver quem lhes fique com o gado roubado", afirma o produtor.
.jn.pt