domingo, 30 de novembro de 2014

«JANTAR DE NATAL» ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES DA GUINÉ-BISSAU NO PORTO VAI ORGANIZAR UM GRANDE CONVÍVIO NO DIA 13 DE DEZEMBRO


A Associação de Estudantes da Guiné-Bissau no Porto tem a honra de convidar comunidade guineense e público em geral para um Jantar de Natal que terá lugar no Marquês - Café Kora, sábado dia 13/12/14 pelas 21h, com contribuição de 10 euros onde estão incluídos três bebidas.
Marque a sua presença e escolha o seu prato preferido: prato de peixe ou de carne (Bentana ou Cafriela). 
Por favor contatar até dia 10 de Dezembro pelos Tel-916837752 / 966689771, 967530444 e 913057852.

Saudações Académicas.

«ALÓ ESPANHA!» HEITOR SAMPAIO, MÚSICO GUINEENSE ESTARÁ CONVOSCO NO DIA 13 DE DEZEMBRO, SÁBADO NA ALMERIA (ESPANHA) PARA APRESENTAR UM GRANDE ESPECTÁCULO


"ELE É COMO É. JOSÉ SÓCRATES SÓ MORTO É QUE SE CALA" DIZ MARCELO REBELO DE SOUSA


No seu espaço de comentário semanal na TVI, Marcelo Rebelo de Sousa falou sobre a detenção de José Sócrates e afirmou que o antigo primeiro-ministro “só morto é que se cala. Ele é como é. Até se gosta de definir como animal feroz. Ele só está a pensar nele como sempre o fez”, disse.

"Ele é como é. Gosta de se definir como animal feroz e só morto é que se cala", começou por dizer Marcelo Rebelo de Sousa, no seu espaço de comentário semanal na TVI, acrescentando ainda que "ele não é o comum dos presos preventivos", pois quem não o deixar falar "ele vai vitimizar-se. Era previsível que isto acontecesse".

"Só está a pensar nele, como sempre o fez", continua o social-democrata, que compara o antigo primeiro-ministro a Berlusconi, por ter a certeza de que vão haver dois processos, "o jurídico e outro na praça pública".

Sendo que em destaque permanece a detenção de José Sócrates, a jornalista Judite Sousa perguntou a Marcelo Rebelo de Sousa sobre as declarações do antigo presidente da República Mário Soares à porta do Estabelecimento Prisional de Évora. "Ele está naquela fase da vida em que já não tem filtros e que regressa ao seu passado lutador mas exagera. Isto faz mal à República e ele não pode dizer isso. É uma pena, mas não esteve bem".

Para explicar a parte mais jurídica do caso, o professor afirmou que a medida de coação aplicada ao antigo primeiro-ministro deveu-se a três motivos: “Perigo de fuga, que não me parece provável; perturbação do inquérito e alarme social”.

Sobre a posição de Sócrates em todo o caso, Rebelo de Sousa admitiu que “dentro ou fora da cadeia ele não deixa de manifestar-se. As ondas políticas são mais fortes dentro da prisão do que fora”.

Neste momento, Marcelo acredita que o mais importante é fazer uma investigação extensa. “Não é fácil a investigação, mas tem de se ver o que se pode provar”, refere.

Quanto à possibilidade de o ex-primeiro-ministro sair antes do final de ano, o social-democrata indica que isto é um “processo especial de complexidade e pode levar um ano até à acusação”.

Ainda sobre o habeas corpus colocado por um cidadão, o comentador não acredita que vá dar em alguma coisa pois só acontece em “condições muito restritivas e até o advogado de Sócrates já admitiu que isto pode ser negativo para o antigo primeiro-ministro”.

Quanto ao juiz Carlos Alexandre, o social-democrata garantiu que as posições tomadas pelo PSD/CDS e PS não estão a ser as mais corretas, pois “uma parte da esquerda fala num super-juiz que tem poderes a mais e a direita afirma que é um santo, o único juiz honesto e nenhuma destas coisas é verdade”.


FIM DOS CONFLITOS ARMADOS E INDEPENDÊNCIA ECONÓMICA DE ÁFRICA NA AGENDA DE ANGOLA NA ONU


Luanda - Garantir que alguns países africanos ponham termo a conflitos armados e a consequente independência económica do continente, constitui um dos principais desafios de Angola, como membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU.

A perspectiva é do representante permanente de Angola junto das Nações Unidas, embaixador Ismael Martins, em declarações à Rádio Nacional de Angola, em Luanda, por ocasião do 38º aniversário da admissão do país na Organização das Nações Unidas, ocorrida a 1 de Dezembro de 1976. 

O diplomata apontou que da agenda de Angola no Conselho de Segurança consta a resolução dos principais problemas que a África ainda enfrenta, nomeadamente a fome e a eliminação de conflitos armados, protagonizados por agentes a partir de fora do continente.

Ismael Martins sublinhou que, para Angola, é fundamental os conflitos serem resolvidos através do diálogo participativo da comunidade internacional, e que o país vai procurar estar no centro desse debate. 

Afirmou que Angola pretende continuar a ter um papel activo, recordando o seu engajamento para o fim da crise na República Democrática do Congo (RDC), nomeadamente na parte leste, assim como a resolução do conflito na República Centro-Africana (RCA).

“Queremos ser participantes e respeitados para apontar as soluções que passam pelo diálogo e prevenção de conflitos, para evitar que estes se extremem ou caiam numa situação de quase genocídio, como se estava a assistir na RCA", frisou. 

O embaixador referiu como exemplo de saída de crises, a forma como Angola resolveu o seu conflito, através da reconciliação entre os homens, diálogo e respeito pela vida humana.

A República de Angola foi eleita a membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU a 16 de Outubro de 2014, em Nova Iorque, ao conquistar 190 dos 193 votos expressos.

Esta é a segunda vez que Angola é eleita a este selecto grupo, onde pontificam as cinco potências que se constituem nos membros permanentes, designadamente EUA, Rússia, China, França e Reino Unido, com direito a veto.

A primeira eleição ao órgão ocorreu a 27 de Setembro de 2002, quatro meses depois do fim do conflito armado e do estabelecimento da paz definitiva no país.

portalangop

EX-CANDIDATO À PRESIDÊNCIA DA GUINÉ-BISSAU NUNO GOMES NABIAN LANÇA "NOVO" PARTIDO POLÍTICO EM GABÚ


Bissau, 30 nov (Lusa) - O ex-candidato à presidência da Guiné-Bissau Nuno Na Bian lançou hoje um novo partido, a Assembleia do Povo Unido - Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), que diz destinar-se a "provocar mudanças de que o povo precisa" no país.

Nabian apresentou publicamente o seu partido em Gabu, a 200 quilómetros a leste de Bissau, mas avisou os militantes e simpatizantes para se prepararem para intimidações e perseguições de que poderão vir a ser alvo, sobretudo nos locais de trabalho.

"Toda a luta política tem um risco e o partido não foi fundado contra ninguém, mas sim para provocar mudanças de que o povo precisa", declarou o candidato derrotado na segunda volta das presidenciais guineenses por José Mário Vaz, o atual chefe de Estado.

http://visao.sapo.pt/

ZAIDA CHONGO DE MOÇAMBIQUE "Sibo" (Esposa)

RAPAZ DADO COMO DESAPARECIDO HÁ QUATRO ANOS ENCONTRADO ATRÁS DE PAREDE FALSA

Imagem divulgada pela polícia do reencontro do rapaz com a sua mãe

Autoridades resgataram um rapaz de 13 anos em Atlanta, Georgia, da casa do pai e da madrasta. Estava escondido atrás de uma parede falsa, aparentemente aprisionado pela família.

Um rapaz de 13 anos foi resgatado esta madrugada de sábado pela polícia de Clayton County, em Atlanta (Estados Unidos), da casa onde o seu pai vive com a madrasta, quatro anos após a mãe ter reportado à Segurança Social o seu desaparecimento.

O rapaz foi encontrado atrás de uma parede falsa da habitação. Só deram com ele porque tinha um telemóvel e foi enviando mensagens escritas para a mãe, que os passou para a polícia. Foi já entregue à mãe.

O caso é noticiado pelo canal de televisão local WSB-TV2.

Na noite de sexta-feira, a polícia, alertada de que a criança estaria naquela casa, dirigiu-se à habitação e interrogou os habitantes, que negaram ter qualquer conhecimento da sua existência. "Após uma breve busca sem nada encontrar, os agentes foram-se embora", relatou o sargento Kevin Hughes à WSAB-TV.

OS OLHARES DE ENFADO DAS FILHAS DE BARACK OBAMA TORNARAM-SE ASSUNTO DE ESTADO

As filhas de Obama, Sasha (esq.) e Malia (dir.) durante a cerimónia de perdão aos perus


Assessora de congressista republicano criticou no Facebook as roupas e olhares de tédio das adolescentes Obama em cerimónia pública. Depois, pediu desculpa.

"Queridas Sasha e Malia, percebo que estão ambas naqueles terríveis anos da adolescência, mas fazem parte da família presidencial, tentem mostrar um pouco de classe. Pelo menos, respeitem o vosso papel". Começava assim o post de Elizabeth Lauten, a diretora de comunicação do congressista republicano Stephen Fincher, do Tennessee, que decidiu comentar na sua página pessoal do Facebook a aparição pública das filhas de Barack Obama numa cerimónia na Casa Branca, na passada quarta-feira.

Trava-se da tradicional "amnistia" que o presidente norte-americano concede a dois perus na véspera do Dia de Ação de Graças. As adolescentes assistiram ao gesto do pai, que perdoou os dois animais e evitou que seguissem diretamente para a mesa de uma família americana, e não resistiram a trocar olhares de enfado perante a cena. A solenidade do momento, conduzido com pompa e circunstância, terá sido demasiada para Sasha e Malia, que reviraram os olhos de tédio sem nunca se inibirem apesar das câmaras.

Todos decidiram ignorar Mac and Cheese, os perus perdoados, para se focarem nas manifestações de rebeldia adolescente. Houve vários comentários divertidos no Twitter, realçando a irreverência saudável das jovens. Mas Lauten, no seu post, comentou não só a "falta de classe" das filhas do presidente - convidando-as a agir "como se a Casa Branca tivesse alguma importância" - mas também as indumentárias que ambas escolheram para a ocasião. "Vistam-se como alguém que merece respeito, não um lugar num bar", escreveu. "E, sobretudo, não façam caretas durante eventos públicos transmitidos pela televisão", concluía.

As palavras da assessora de comunicação foram prontamente difundidas e criticadas no Twitter, pela sua agressividade. Lauten retirou, entretanto, o post que colocara no Facebook e escreveu um segundo a desculpar-se, mas este também deixou de estar visível. Só que a Internet não perdoa e ainda houve quem conseguisse divulgar as últimas declarações, onde pedia perdão por se ter precipitado a fazer o julgamento das duas adolescentes, garantindo que após reler as suas palavras percebera que tinha ido longe de mais e que aprendera com a experiência.
dn

DR. LUÍS BARBOSA VICENTE NA RTP ÁFRICA (PROGRAMA-Bem-vindos 2014) NUMA CONVERSA COM JORNALISTA CLÁUDIA LEAL





VIDEO:http://www.rtp.pt/play/p1441/e173654/bem-vindos-2014




PRODUÇÃO DE ARROZ NA GUINÉ-BISSAU DEVERÁ REGISTAR QUEBRA DE 36%



A produção de arroz na Guiné-Bissau deverá registar uma queda de 36% na campanha agrícola 2014-15, disse hoje à agência Lusa fonte da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO, sigla inglesa).

"EX-SPICE GIRL" MEL B REVELA QUE NAMOROU QUATRO ANOS COM OUTRA MULHER


A ex-Spice Girl Mel B revelou em entrevista ao The Guardian que manteve um relacionamento com outra mulher, durante quatro anos.

A rebelde Mel B revelou que embora tenha sido casada durante sete anos com um homem, manteve um relacionamento sério com uma mulher antes disso.

A relação, conta ao The Guardian, demorou quatro anos.

“Tive um relacionamento de quatro anos com uma mulher mas fui casada e feliz durante sete com um pénis. Definitivamente nunca fui tímida em querer experimentar coisas novas. Quando queria alguma coisa, tinha-a”, revelou, questionando em seguida: “tive uma namorada, e depois?”.


As Spice Girls foram um grupo feminino de música pop britânico criado originalmente em 1994 com o nome Touch e dois anos depois com o nome definitivo.

Formada por Emma Bunton, Geri Halliwell, Melanie B, Melanie C e Victoria Beckham, o grupo tornou-se conhecido em 1996 com o primeiro single, "Wannabe". O single estourou em 1º lugar em mais de 30 países, fazendo as garotas tornarem-se um "fenómeno global".

sábado, 29 de novembro de 2014

MUBARAK LIVRE DE ACUSAÇÕES POR MORTE DE MANIFESTANTES EM 2011 - COMPLEMENTO


Cairo - O ex-presidente egípcio Hosni Mubarak está livre da acusação de cumplicidade na morte de centenas de manifestantes durante a revolução de 2011 e foi inocentado de várias acusações de corrupção, mas permanecerá na prisão para cumprir outra condenação.

Um tribunal do Cairo retirou por motivos técnicos a acusação de cumplicidade na morte de manifestantes durante a repressão violenta dos protestos de 2011 e, ao mesmo tempo, absolveu Mubarak das acusações de corrupção.

No entanto, Mubarak, que tem 86 anos e governou o país com mão de ferro durante 30 anos, continuará detido num hospital militar para cumprir uma pena três anos por outro caso de corrupção.

Os dois filhos do ex--presidente, Alaa e Gamal, julgados ao lado do pai, foram absolvidos pela prescrição dos delitos dos quais eram acusados.

Os dois beijaram Mubarak no rosto, enquanto o ex-presidente se limitou a exibir um sorriso discreto.

Após o anúncio do veredicto, a alegria explodiu na sala do tribunal entre os jornalistas simpatizantes de Mubarak.

Do lado de fora da Academia de Polícia, local do julgamento, Mustafah Mursi, que perdeu o filho Mohamed durante a revolta de 2011, lamentou a sentença.

"Este veredicto é injusto. O sangue do meu filho foi derramado em vão".

Para o advogado de Mubarak, Farid al-Deeb, a decisão "prova a integridade" do governo do ex-presidente.

Durante o processo pela morte dos manifestantes, sete ex-dirigentes das forças de segurança, incluindo o ex-ministro do Interior Habib al-Adly, foram declarados inocentes pelo juiz Mahmud Kamel al-Rashidi.

O veredicto estava previsto para 27 de Setembro, mas o magistrado mudou a data ao alegar que não recebera tempo suficiente para ler as 2.000 páginas do processo.

Mubarak foi condenado em Junho de 2012 à prisão perpétua, mas a sentença foi anulada por razões técnicas, o que provocou um novo julgamento. O novo processo teve início em Maio de 2013.

Mais de 840 pessoas morreram nos 18 dias da revolta popular de 2011 contra o regime de Mubarak, durante a qual os manifestantes exigiram a renúncia do ex-presidente.

A brutalidade policial e os abusos das forças de segurança estavam entre as causas dos protestos.

Nos últimos dias, a imprensa egípcia apostava numa possível absolvição de Mubarak, uma consequência da mudança do clima político do país entre 2012 e agora.

Os julgamentos contra Mubarak, com ampla cobertura da imprensa no início, rapidamente foram ofuscados pelos processos contra o seu sucessor, o islamita Mohamed Mursi, destituído em Julho de 2013 pelo ex-comandante do exército e actual presidente, Abdel Fatah al-Sisi.

Mursi e quase todos os dirigentes da sua organização, a Irmandade Muçulmana, acabaram detidos e correm o risco de condenação à pena de morte em diversos julgamentos.

Os meios de comunicação e boa parte da opinião pública acusam agora a Irmandade Muçulmana pela violência política iniciada em 2011, que ainda afecta o país.

Ao mesmo tempo, a Polícia acabou reabilitada em certa medida, já que a imprensa aprova a repressão das forças de segurança contra os islamitas pró-Mursi.

Após o golpe que derrubou o primeiro presidente eleito de maneira democrática no país, mais de 1.400 manifestantes islamitas morreram em acções da Polícia e do exército, principalmente no Cairo, e mais de 15.000 integrantes e simpatizantes da Irmandade foram detidos.

Centenas deles foram condenados à morte em julgamentos colectivos e sumários, chamados pela ONU de processos "sem precedente na história recente" do mundo.

O governo também reprime a oposição laica e de esquerda, com a detenção de dezenas de jovens militantes por infração de uma polémica lei que limita o direito de protesto.

Mubarak afirmou em Agosto que nunca ordenou a morte de manifestantes".

"Agora que a minha vida se aproxima do fim, graças a Deus tenho a consciência tranquila", afirmou o ex-presidente, antes de declarar que estava feliz por ter dedicado a sua vida a "defender o Egipto".

portalangop

VISITA A CABO VERDE DE PRIMEIRO-MINISTRO DA GUINÉ-BISSAU ADIADA


A visita a Cabo Verde do primeiro-ministro da Guiné-Bissau, prevista de domingo a quarta-feira, foi adiada para data a definir, disse hoje à agência Lusa fonte do Gabinete de Comunicação do Governo cabo-verdiano.
Segundo a fonte, o adiamento da visita de Domingos Simões Pereira está ligada à complexidade da crise desencadeada pelas erupções vulcânicas que assolam há quase uma semana a ilha cabo-verdiana do Fogo e à necessidade de uma maior coordenação entre os vários departamentos governamentais e da proteção civil no terreno.

A visita de Domingos Simões Pereira poderá ocorrer ainda este mês, mas depende ainda da evolução das erupções vulcânicas no Fogo, que mudou já a paisagem de Chã das Caldeiras, o vasto planalto que serve de base ao sopé do vulcão, que já destruiu 15 habitações, 14 cisternas de água e uma vasta área agrícola.

Apesar da imensa mancha de lava que ocupou o centro de Chã das Caldeiras e que atingiu já a "entrada" da povoação de Portela, cujos mais de 1.000 habitantes foram evacuados, não se registaram, até ao momento, quaisquer vítimas.

A visita de Domingos Simões Pereira, que fará a primeira deslocação oficial ao arquipélago, tem por objetivo retomar a cooperação bilateral delineada em 2010 pelo então chefe do executivo guineense Carlos Gomes Júnior, que nunca chegou a ser totalmente implementada devido ao golpe de Estado de Abril de 2012 na Guiné-Bissau.

CULTIVO DE COCA (DJAMBACATAM) PROVOCA DESFLORESTAÇÃO ACELERADA NA COLÔMBIA



O cultivo ilegal da coca, uma planta que serve para o fabrico da cocaína, provocou na Colômbia a desflorestação de cerca de 250.000 hectares entre 2001 e 2012, refere um relatório hoje publicado em Bogotá por uma fundação alemã.

O fenómeno foi desencadeado após a aplicação, no início dos anos 2000, de um plano antidroga que obrigava os cultivadores a "queimar as suas terras para erradicar as culturas proibidas", explicou Alexander Rincon Ruiz, investigador da Fundação Humboldt.

"Em reação, os cultivadores deslocaram a coca para a região muito pobre do Pacífico, que anteriormente nunca tinha sido produtiva", precisou durante a apresentação do relatório sobre a biodiversidade realizado por este instituto, que promove a cooperação científica internacional.

Em apenas um ano, foram desbastados cerca de 15.000 hectares de florestas, mais de 60% do parque florestal da região Pacífico, indicou a Fundação Humboldt, que possui uma rede de cerca de 23.000 investigadores em 130 países.

"As consequências ambientais são sérias: a biodiversidade local está debilitada. As consequências sociais são graves: violência, e sobretudo deslocações forçadas", acrescentou Rincon Ruiz.

Segundo o Sistema de informação ambiental da Colômbia (Siac), mais de 50% dos 147 milhões de hectares de florestas do país foram destruídos, uma área superior à superfície das Honduras ou de El Salvador.

A Colômbia incluiu-se entre os primeiros produtores mundiais de cocaína, com cerca de 290 toneladas disponibilizadas em 2013, segundo as Nações Unidas. O narcotráfico tornou-se num dos fatores do conflito armado interno que assola há meio século este país da América Latina.

noticiasaominuto

DIZEM QUE: TIMOR E GUINÉ-BISSAU PIORES NO ÍNDICE SOBRE A DISCRIMINAÇÃO DAS MULHERES



Relatório da OCDE denúncia que as viúvas são discriminadas em Moçambique, e alerta que 80% das angolanas são vítimas de violência doméstica.

Timor-Leste é o país lusófono com maior taxa de desigualdade no Índice de Género e Instituições Sociais, enquanto Angola, Guiné-Bissau e Moçambique estão classificados como tendo um nível médio de discriminação. 

Oito em cada 10 mulheres em Angola já foi vítima de violência doméstica, segundo o relatório do Índice de Género e Instituições Sociais da OCDE sobre a discriminação das mulheres publicado esta sexta-feira em Londres. 

O documento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento apresenta a prevalência de discriminação em instituições sociais e promove a importância de normas sociais convencionais na defesa da igualdade de género. Enquanto que a média dos 108 países avaliados é de 30%, em Angola 80% das mulheres dizem ter sido vítimas de violência de homens, enquanto no outro extremo, no Canadá, apenas 7% das mulheres alegaram violência doméstica. Angola ficou na 57.ª posição da tabela geral, registando também elevados níveis de discriminação no poder de decisão das mulheres dentro da família, no acesso a bens e recursos e na participação social e política. O melhor desempenho regista-se no tratamento dos filhos, onde a desigualdade de género é considerada "baixa"

A Guiné-Bissau ocupa o 67.º lugar do Índice da OCDE, que nota a falta de legislação que ponha em prática os compromissos nacionais e internacionais de combate à discriminação das mulheres. 

O documento expõe a prevalência de discriminação em instituições sociais e promove a importância de normas sociais convencionais na defesa da igualdade de género. O estudo refere existirem restrições elevadas dos direitos das mulheres na Guiné-Bissau dentro da família, na taxa elevada de violência doméstica, na falta de acesso a bens e recursos e na baixa participação feminina em termos sociais e políticos. Dentro da categoria que avalia a integridade física e a autonomia reprodutiva, o relatório aponta para um número elevado de mulheres vítimas de mutilação genital, mas não encontra parcialidade no tratamento dos filhos em relação às filhas. Na avaliação ao país, os responsáveis pelo relatório referem que a discriminação entre géneros é proibida pela Constituição de 1984 e que o país ratificou protocolos e convenções internacionais, mas salienta que "falta legislação em prática que permita a realização destes compromissos nacionais e internacionais". 

As viúvas moçambicanas são fortemente discriminadas em Moçambique, país que ficou em 47º lugar no Índice de Género e Instituições Sociais.

Embora o estudo registe que em Moçambique ocorreram atualizações legislativas para evitar os casamentos prematuros e dar iguais direitos às mulheres em termos de poder parental, salienta a existência de uma prática social de discriminação em relação às mulheres nos direitos à herança, apesar de a lei ditar igualdade de género. As viúvas "geralmente não têm direito à herança", sobretudo nos casos de união de facto, e o costume dita que não voltem a casar para que possam manter as propriedades dos maridos e a guarda dos filhos. Outro exemplo de discriminação social das viúvas são os casos, mais frequentes em meios rurais, de perseguição por bruxaria e a expulsão de casa. 

Pelo contrário, o relatório elogia o progresso no combate à violência doméstica sobre as mulheres em Moçambique, embora note as limitações em termos de direito ao aborto, que não é autorizado mesmo em casos de incesto, cujo fenómeno é mencionado.
rdp

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

BUBA, GUINEA BISSAU

DEPUTADOS GUINEENSES PEDEM UNIFORMIZAÇÃO DE PREÇOS DOS MEDICAMENTOS NAS FARMÁCIAS



Bissau, 28 Nov 14 (ANG) – Os deputados da Assembleia Nacional Popular recomendaram ao governo a regulamentação dos preços dos medicamentos a venda nas farmácias no país, para uniformizar os seus custos.

Os pedidos foram feitos pelos deputados Carlos Tenente, do PRS e Leopoldo da silva, do PAIGC durante suas intervenções no período antes da ordem do dia da sessão de hoje da 9ª legislatura da ANP que contou com a presença de 65 parlamentares dos 102 que compõe o hemiciclo.

Os dois parlamentares coincidiram na denúncia da existência de medicamentos de má qualidade e com preços diferentes nas farmácias do país.

Entretanto, o deputado Nicolau dos santos denunciou que alguns agentes da policia de transito já reformados, desrespeitando os seus estatutos e as directivas do Ministério da Administração Interna, se entalam, de forma sub-reptícia, na estrada que liga o ex-hotel Sheraton a Quelele a interceptar viaturas e a, assim, a dificultando a circulação do transito.

Um outro assunto que mereceu abordagem neste caso do deputado Joaquim Batista Correia da bancada dos renovadores tem a ver com o processo de concessão de espaços no mercado de granja de Pessubé.

Na sua abordagem o parlamentar referiu que o mesmo estaria sendo feito com “pouca transparência, injustiça”, o que constitui uma violação contra mulheres horticultores, pelo que solicitou a intervenção do governo.

As suas palavras foram reforçadas pela deputada do PAIGC, Salimato Cassama, que exortou para a necessidade de implementação das políticas plasmadas no programa de governo e que visam a protecção das mulheres.

Outros intervenientes solicitaram igualmente a empresa da electricidade e águas da Guiné-Bissau a proceder a reabilitação de dez fontenários e torneiras avariados no círculo 26, concretamente nos bairros de Cuntum 2, Cuntum Madina, Ajuda Segunda Fase, Belém e Quelele.

Depois destas intervenções a mesa deu por encerrado os trabalhos cujo termino esta previsto para o próximo dia 15 de Dezembro.

MILITARES DA GUINÉ-BISSAU "TÊM QUE PARAR" COM GOLPES E INTENTONAS, DIZ BRIGADEIRO-GENERAL FODÉ CASSAMÁ


Brigadeiro-General Fodé Cassamá – ex-governante exilado em Portugal, diz-se "vexado" com envolvimento de militares guineenses no tráfico de droga, mas acredita em "nova fase" das Forças Armadas do país

Os militares da Guiné-Bissau "não podem voltar a envolver-se" em intentonas e golpes. As Forças Armadas “têm de respeitar” hierarquias e o poder político e estão agora reunidas condições para que isso aconteça. 

A opinião é do brigadeiro-general Fodé Cassamá, ex-secretário de Estado dos Antigos Combatentes, e que há dois anos vive como refugiado em Portugal. Fodé Cassamá, que logo após o golpe de Abril foi detido em Farim por militares e esteve preso em Mansoa, acredita que as forças armadas da Guiné-Bissau entraram numa nova fase. Ouvido pela RDP-África à margem do Congresso Internacional do Conselho Português dos Refugiados, diz-se vexado com a ligação entre tráfico de droga e alguns militares.


EMPRESA DE ELECTRICIDADE E ÁGUA VAI RECENSEAR CLIENTES NA GUINÉ-BISSAU


Bissau, - A empresa pública de Electricidade e Água da Guiné-Bissau (EAGB) vai fazer um recenseamento porta-a-porta de todos os clientes, anunciou nesta sexta-feira em Bissau, o director-geral, René Barros.

O levantamento, ainda sem data marcada, será feito por funcionários da casa com o apoio de alunos de liceus e escolas de formação, que serão contratados para o efeito, anunciou aquele responsável, citado pela agência de notícias estatal, a Agência de Notícias da Guiné-Bissau (ANG). 

O director-geral da EAGB justifica a medida com a necessidade de saber o número exacto de clientes, por forma a responder com o fornecimento de energia necessário e para aferir das receitas que a empresa pode ter. 

A rede da EAGB, que devia abastecer algumas zonas de Bissau, está obsoleta, e há décadas que não oferece condições de segurança, nem de regularidade no abastecimento de energia. 

Do lado dos clientes, não há um registo fiável de utilizadores e proliferam ligações ilegais, enquanto do lado das sucessivas administrações falta informação contabilística rigorosa sobre a gestão ao longo dos anos - problemas que merecem críticas periódicas dos trabalhadores, através dos sindicatos. 

Nos últimos meses, as autoridades têm ainda tentado travar os roubos de combustível aos depósitos da central de produção eléctrica. 

René Barros referiu à ANG que pode vir a ser instalado um novo grupo de geradores com capacidade de produção de 10 megawatts (Mw), no seguimento do que já foi referido pelo governo nos últimos meses. 

Segundo o director-geral da EAGB, a instalação pode acontecer ainda antes da quadra festiva de Natal, garantindo fornecimento de energia para este período a várias zonas de Bissau - enquanto outros bairros e o resto do país vive, onde possível, de geradores de particulares. 

"JOMAV" PRESIDENTE DA REPÚBLICA GUINEENSE CLASSIFICA COMO GRAVE INCIDENTE COM REBELDES INDEPENDENTISTAS DO SENEGAL


Bissau, - O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, classificou nesta sexta-feira como "incidente grave" a abordagem do ministro da Administração Interna, Botche Candé, por rebeldes do Senegal no território guineense, anunciou um porta-voz da presidência.

O ministro da Administração Interna, Botche Candé, que hoje também assistiu a reunião do conselho de Defesa guineense, foi interceptado e impedido na segunda-feira de visitar algumas localidades junto à fronteira com o Senegal por homens armados que se identificaram como rebeldes do Movimento das Forças Democráticas da Casamança (MFDC).

O argumento dos homens do MFDC, que lutam há mais de 20 anos pela independência da província da Casamança do resto do Senegal, foi que a zona em que se encontravam lhes pertencia, que não era território da Guiné-Bissau.

O porta-voz da Presidência guineense reafirmou, contudo, que o chefe de Estado vincou que nunca irá permitir que a Guiné-Bissau fosse utilizada para desestabilizar o Senegal.

"O Presidente, enquanto candidato, disse em todos os comícios que se for eleito nunca, jamais, permitiria que o território da Guiné-Bissau fosse utilizado para desestabilizar o Senegal. Isso foi reafirmado mais uma vez hoje nesta reunião", afirmou Fernando Mendonça.



José Mário Vaz "é pela boa vizinhança" entre a Guiné-Bissau e o Senegal, sublinhou o porta-voz da presidência guineense.

portalangop

PRESIDENTE DA GUINÉ-BISSAU, JOSÉ MÁRIO VAZ EXONERA MINISTRO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA





Bissau, 28 nov (Lusa) - O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, exonerou hoje o ministro da Administração Interna, Botche Candé, através de decreto presidencial.

No documento, o chefe de Estado guineense não esclarece os motivos da exoneração e apenas refere que tal resulta do facto de Botche Candé ter pedido a sua saída do governo ao primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira.

O cargo de ministro da Administração Interna será exercido de forma interina pelo secretário de Estado da Ordem Pública, Doménico Sanca, adianta ainda o decreto.



DECRETO PRESIDENCIAL Nº 047/2014


Considerando que o Ministro da Administração Interna apresentou o seu pedido de demissão ao Primeiro Ministro.


O Presidente da República, sob proposta do Primeiro Ministro, nos termos e para os efeitos da alínea i) do artigo 68º, em conjugação com o artigo 70º da Constituição da República, decreta o seguinte:


Artigo 1º


É o senhor Botché Candé Exonerado das funções de Ministro da Administração Interna.


Artigo 2º


As funções de Ministro da Administração Interna são exercidas, interinamente, pelo Secretário de Estado da Ordem Pública.


Artigo 3º


Este Decreto entra imediatamente em vigor.


Publique-se 


Bissau, 28 de Novembro de2014


O Presidente da República 
____________________________
José Mário Vaz

(TJ 25/11) TELEJORNAL - GUINÉ-BISSAU

LÍDER DA RENAMO ESTÁ EM SOFALA PARA "DENUNCIAR A FRAUDE" ELEITORAL E EXIGIR QUE O PAÍS "NÃO SEJA GOVERNADO POR AQUELES QUE ROUBARAM VOTOS"


Dhlakama defende criação de Governo de Gestão em Moçambique.

Líder da RENAMO está em Sofala para "denunciar a fraude" eleitoral e exigir que o país "não seja governado por aqueles que roubaram votos".

O líder da oposição Moçambicana defende a criação de um Governo de Gestão. 

De visita à Beira, segunda maior cidade do país, Afonso Dhlakama disse estar “cansado de ser empurrado para confusões”. Palavras registadas no âmbito de uma visita de cinco dias às províncias de Sofala, Manica e Tete, a primeira que realiza após as eleições gerais de outubro passado. O presidente da RENAMO pretende percorrer o país e “explicar à população a exigência de um governo de transição” face a uma alegada fraude eleitoral. 

Os resultados das eleições de 15 de Outubro ainda terão de ser validados pelo Conselho Constitucional moçambicano, que recebeu no dia 7 de Novembro um pedido de anulação das eleições remetido pela RENAMO.
rdp

GUINÉ-BISSAU ORGANIZA PRIMEIRAS JORNADAS SOBRE FISCALIDADE


Ministro da Economia e Finanças avisa que país não pode continuar a ter menor cobrança de impostos do mundo.

Estão a decorrer desde quarta-feira, em Bissau, as primeiras jornadas sobre fiscalidade. 

Na sessão de abertura, o ministro da Economia e Finanças guineense explicou que a Guiné Bissau tem a mais baixa pressão fiscal de mundo e avisou que há necessidade de inverter este cenário. Geraldo Martins lamenta o facto de o país não tenha capacidades de distribuir riquezas internas perante esta situação. O governante acredita que a cobrança de impostos será mais eficaz a curto prazo.

rdp

PM DE CABO VERDE LAMENTA "GRANDE CATÁSTROFE" DO FOGO


Governo vai reconstruir casas na Achada Furna destruídas em 1995 para realojar famílias evacuadas.População de Chã das Caldeiras "será indemnizada" pela perda de bens, mas povoação de Portela vai desaparecer.

O primeiro-ministro de Cabo Verde voltou a reunir-se esta quinta-feira, em São Filipe, com os três presidentes das câmaras municipais da ilha do Fogo. 

José Maria Neves está acompanhado pelas ministras cabo-verdianas da Administração Interna - Marisa Morais, Infraestruturas - Sara Lopes, Desenvolvimento Rural - Eva Ortet e do Ambiente - Antero Veiga, bem como de autoridades militares, policiais e da proteção civil e da coordenadora residente do Sistema da ONU em Cabo Verde - Ulrika Richardson-Golinski.

O objetivo das reuniões é afinar a estratégia do Governo face à erupção vulcânica que começou no domingo. A prioridade é reabilitar as cerca de uma centena de moradias construídas na sequência da erupção de 1995 em Achada Furna, para realojar as famílias evacuadas. O chefe do executivo assegura que os habitantes de Chã das Caldeiras serão compensados pela perda dos seus bens, provocada pela erupção vulcânica e pelas pilhagens. 

O aumento da velocidade da lava expelida pelo vulcão que assola desde domingo a ilha do Fogo obrigou à evacuação, na madrugada de quinta-feira, do centro de operações de segurança que monitoriza também a erupção em Chã das Caldeiras. A lava tem agora uma frente de cerca de 600 metros de largura a caminho de Portela, de onde já fora retirada toda a população, mantendo-se, porém, alguns jovens nas encostas da Bordeira, as "paredes" da grande cratera de Chã das Caldeiras, com 11 quilómetros de extensão. José Maria Neves confirmou que se encontra a caminho de Cabo Verde uma fragata portuguesa com materiais de proteção civil e apoio logístico para reforçar as operações no terreno.
rdp

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

UNIÃO EUROPEIA VAI APOIAR REFORÇO DO CONTROLO DAS CONTAS PÚBLICAS NA GUINÉ-BISSAU


Bissau, - A União Europeia vai investir 555 mil euros na Guiné-Bissau, ao longo dos próximos anos, para reforçar o controlo das contas públicas, num projecto executado pelas Nações Unidas, anunciou nesta quinta-feira a UE em comunicado.

O país vai beneficiar de acções de capacitação profissional no sector público para que o Tribunal de Contas possa pronunciar-se "sobre a Conta Geral do Estado e levar a cabo auditorias financeiras e de desempenho noutros domínios relevantes".

Ao mesmo tempo vão ser também reforçadas "as capacidades da Assembleia Nacional Popular (ANP) de fiscalizar o processo orçamental, nomeadamente as fontes de receita nacional e a execução do Orçamento Geral do Estado, em particular nos sectores da Saúde, Educação e Igualdade de Género".

O projecto pretende ainda aumentar o envolvimento "do público e da sociedade civil no controlo externo das finanças públicas e no processo orçamental".

O apoio à Guiné-Bissau faz parte de um programa da UE que inclui todos os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste e que prevê a promoção do controlo das contas públicas.

A última reunião para definição de estratégias decorreu em Bissau, entre os dias 27 de Outubro e 14 de Novembro.

O projecto é financiado pela UE e executado pelo escritório de Cabo Verde do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

JOSÉ SÓCRATES DEFENDE-SE: "IMPUTAÇÕES ABSURDAS, INJUSTAS E INFUNDAMENTADAS; PRISÃO É HUMILHAÇÃO GRATUITA"


Sócrates diz que irá "desmentir as falsidades lançadas" sobre ele e responsabilizar "quem as engendrou".

José Sócrates afirma que a prisão preventiva, decretada pelo juiz Carlos Alexandre, é uma decisão "injustificada, e constitui uma humilhação gratuita".

Num comunicado enviado à TSF, através do advogado João Araújo o antigo primeiro-ministro considera ainda que a detenção, para interrogatório, foi "um abuso" e o espectáculo da detenção foi "uma infâmia".

"As imputações que me são dirigidas são absurdas, injustas e infundamentadas; a decisão de me colocar em prisão preventiva é injustificada e constitui uma humilhação gratuita", lê-se ainda no documento.

Sócrates começa o comunicado a sublinhar que está "há cinco dias fora do mundo", e que só agora começa a tomar consciência de que "as imputações e as circunstâncias devidamente selecionadas" contra ele.

O antigo líder socialista sublinha que as fugas de informação em segredo de justiça são crime. José Sócrates avisa que "será em legítima defesa" que irá, "conforme for entendendo, desmentir as falsidades lançadas"sobre ele e responsabilizar "quem as engendrou".

«HOSPITAL» ANTIGO JOGADOR DE FUTEBOL "PELÉ" NOS CUIDADOS INTENSIVOS


Está hospitalizado há dois dias por causa de uma infeção urinária e esta tarde passou a UCI por "instabilidade clínica".

A condição clínica do rei Pelé piorou esta tarde e o ex-jogador foi transferido para a Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde se encontrava há dois dias.

Os responsáveis do hospital comunicaram que Pelé sofre de "instabilidade clínica".

noticiasaominuto

GOVERNO TIMORENSE ANUNCIOU HOJE QUE PROPÔS A NOMEAÇÃO DE JOSÉ RAMOS-HORTA COMO ENVIADO ESPECIAL A COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA (CPLP) PARA A GUINÉ-BISSAU E GUINÉ EQUATORIAL



«Uma vez que Timor-Leste detém a presidência da CPLP, que as recomendações da Cimeira de Julho sugerem o acompanhamento da situação nestes dois países e tendo já recebido acordo prévio por parte dos restantes países-membros da comunidade, o Conselho de Ministros decidiu propor ao Presidente da República a nomeação do Prémio Nobel da Paz José Ramos-Horta para assumir o cargo de Enviado Especial da CPLP para a Guiné-Bissau e para a Guiné Equatorial», refere o executivo timorense num comunicado hoje emitido.

O antigo Presidente de Timor-Leste José Ramos-Horta liderou entre Janeiro de 2013 e Fevereiro deste ano a Missão Integrada da ONU para a Guiné-Bissau.

«José Ramos-Horta é a proposta do Governo para assumir este cargo que é criado no âmbito da Presidência rotativa da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) por parte de Timor-Leste», sublinha o documento, emitido na sequência da reunião extraordinária do Conselho de Ministros de segunda-feira passada.

Segundo o Governo timorense, a Guiné Equatorial integrou a CPLP em Julho e «importa acompanhar o desenvolvimento social e político deste país, bem como prestar todo o apoio necessário ao novo membro, no seu processo de integração na comunidade».

«À Guiné-Bissau, país ao qual Timor-Leste tem vindo a prestar um especial apoio, importa continuar a acompanhar o ainda difícil processo de transição, e manutenção da paz social e política», acrescenta o governo timorense.

«VIOLÊNCIA NA MULHER» "APESAR DE PROGRESSOS O COMBATE À PRÁTICA AINDA APRESENTA GRANDES DESAFIOS", DIZ A MINISTRA BILONY NHASSE


Bissau 26 Nov. 14 (ANG) – A Ministra da Família e Coesão Social disse terça-feira que apesar dos progressos e determinação do Estado no seu combate, a violência contra mulheres ainda apresenta grandes desafios e dificuldades, nomeadamente em relação as medidas contra essas violências”.

“E esta situação tem causado a insegurança, medo, sofrimento, exclusão, marginalização, lesões físicas, mentais e sexuais”, acrescentou Bilony Nhasse.

A ministra falava na cerimónia alusiva ao dia Mundial de Luta Contra Violência na Mulher e da jornada sobre 16 dias de activismo de luta contra violência na mulher, realizada em Bassorá, no Norte da Guiné-Bissau.

“Continuamos a verificar a persistência do alto nível de violência contra as mulheres e crianças no país e as fragilidades das respostas políticas e institucionais para o seu combate”, explicou.

Disse que a celebração da data ocorre numa altura em que estão em curso várias acções tendentes a diminuição e a erradicação de tais práticas.

Por seu turno, a Assessora do Presidente da Republica para Assuntos dos Direitos Humanos e do Género, Indira Cabral Embaló saudou as mulheres do mundo e em especial as da Guiné-Bissau, “que na luta pela emancipação do povo guineense e integridade territorial, até deram as suas próprias vidas”.

“Quero relembrar a todos que as mulheres constituem 52 por cento da nossa população, ou seja cerca de 800.000, sendo a principal força produtiva do país embora seja relegada a um plano secundário”, informou.

Disse que é com profunda tristeza que constata que 68 por cento do total da população feminina do nosso país é vítima de violência doméstica.

“Para mim, a violência doméstica não é um assunto particular, mas sim, um assunto público, e como tal, o crime deve ser igualmente público para melhor combater e eliminar este verdadeiro cancro que assola a nossa sociedade“ considerou a Assessora do Presidente da Republica.


Em nome da Rede Nacional de Luta contra Violência Baseada no Género e Criança na Guiné-Bissau (RENLUV-GC/GB), falou a sua Presidente Aissatu Injai que apelou ao Governo da Guiné-Bissau para promover acções que estimulam maior compromisso social perante todas as formas de violência contra as mulheres.

Segundo Aissatu, 71 por cento de mulheres vitima não apresentaram queixas não só devido a natureza de violência, mas também devido a falta de confiança nas autoridades policiais e ao sistema judicial guineense.

A cerimónia começou com uma marcha até a localidade de Sormó, cidade de Bissorã, onde foram depositadas coroas de flores junto a campa de Fatumata Djamba, vítima da violação sexual até a morte. 

«ENSINO PÚBLICO» EMPOSSADOS 43 DIRECTORES DAS ESCOLAS DE BISSAU


Bissau, 26 Nov 14 (ANG) - A Ministra da Educação Nacional empossou hoje 43 directores-gerais das escolas do ensino básico e liceus todos públicos do Sector Autónomo de Bissau (SAB), dos quais dezoito são mulheres.



Ao falar na cerimónia, Maria Odete Semedo lembrou aos recém-empossados que um director constitui um gestor de recursos humanos na respectiva escola.

Para que a escola funcione bem é preciso que todas as peças se encaixem no lugar certo, pois se assim não for continuaremos com a mesma situação hoje prevalecente”, indicou a ministra da educação.

Semedo recomendou os recém-empossados a promoverem boas práticas nas respectivas escolas, e anunciou que no próximo ano lectivas serão distinguidas as escolas mais limpas e melhor organizadas.

Por outro lado, acrescentou que os melhores alunos em matemática, português, francês e inglês vão ser escolhidos entre as escolas, e anunciou a utilização de livros de leitura nos liceus e realização de exames para determinar o nível do aluno.

Aquela responsável ironizou que na Guiné-Bissau o sistema do ensino ainda “está a dormir”, e denunciou a falta de dinamismo dos seus responsáveis.

“Quando chamados para a reunião do Conselho Directivo, apenas aparecem homens com queixas sobre distribuição de géneros alimentícios que não chegam às crianças”, criticou informando que esta situação estaria relacionada à alegada desconfiança dos parceiros financiadores destes produtos, que constataram que os mesmos depois são comercializados pelas escolas beneficiarias.

Por sua vez, o director da educação para o SAB, Causso Mané prometeu melhorias nas escolas públicas nos próximos 12 meses.

A directora da escola “Amizade Guiné-Bissau/ Suécia”, Valentina Baticã Ferreira que falou em nome dos empossados agradeceu a confiança neles depositado e prometeu que vão trabalhar para ajudar a erguer o sistema do ensino guineense.