terça-feira, 30 de setembro de 2014

BEBÉ GUINEENSE FERIDO EM REBENTAMENTO DE MINA VAI SER TRATADO EM PORTUGAL


Bissau, - Um bebé de 23 meses ferido na sexta-feira pelo rebentamento de uma mina, que provocou 23 mortos numa viatura de transporte, na Guiné-Bissau, vai ser transportado para Portugal para receber tratamento médico, adiantou à Lusa fonte diplomática.

Trata-se da vítima mais nova do desastre assinalado com dois dias de luto nacional (domingo e segunda-feira).

A criança sofreu um traumatismo craniano e deverá ser tratada por especialistas em neurocirurgia devido à falta de recursos em território guineense, explicou Augusto Blute, cirurgião do Hospital Simão Mendes, em Bissau.

A partida do Aeroporto Osvaldo Vieira para Dakar, no Senegal, está marcada para as 11:00 (12:00 em Lisboa) de quarta-feira. 

O bebé, acompanhado por um médico, deverá depois seguir da capital senegalesa para Lisboa num voo oferecido pela TAP durante a madrugada de quinta-feira para ser admitido no Hospital de Santa Maria, acrescentou a mesma fonte diplomática.

A viagem e acolhimento na capital portuguesa acontecem ao abrigo do acordo de cooperação "que prevê o acolhimento em Portugal de pacientes relativamente aos quais não haja meios de diagnóstico e tratamento" na Guiné-Bissau, referiu.

O menino de 23 meses está estabilizado, mas necessita, pelo menos, de um diagnóstico preciso "através de TAC (Tomografia Axial Computorizada)", realçou Augusto Blute.

Os dois membros da família que dele cuidam, mãe e um tio, com os quais viajava na sexta-feira, estão também internados no Hospital Simão Mendes.

Um furgão de transporte colectivo explodiu sexta-feira quando circulava entre as povoação de Bissorã e Cheia com cerca de 40 pessoas, quase todas pertencentes à mesma família, que se deslocavam para uma cerimónia fúnebre.

De acordo com as autoridades, o condutor accionou uma mina anti-tanque usada pelas forças guineenses na guerra da independência, há mais de 40 anos.

O governo decidiu criar uma comissão de inquérito liderada pela ministra da Justiça para averiguar as circunstâncias do acidente e decidir sobre eventuais medidas a tomar no terreno face ao risco de haver outras minas na zona.

Em 2013, um dispositivo semelhante foi desarmado por militares a poucos metros do local do acidente. 


TRÁFICO DE CRIANÇAS E MUTILAÇÃO GENITAL FEMININA


Pate Cabral Djob


Condeno, com veemência, a ida das nossas crianças para os países vizinhos, para aprenderem Corão com tantos ALADJES, IMÂMES e Escolas Corânicas espalhadas, atualmente, na Guiné-Bissau.

Condeno, com veemência, a mutilação genital feminina, termo vulgarmente conhecido por excisão feminina ou circuncisão feminina (Fanado de Mindjeres). É uma prática realizada em vários países, principalmente da África e da Ásia, resultando na amputação do clitóris da mulher, de modo a que esta não possa sentir prazer durante o ato sexual (ora di modja pabiu).

Ainda hoje, agradeço imenso tudo o que tem feito a senhora Maria Augusta Biague, agente da Direcção-Geral do Serviço de Informação do Estado (SIE) em Buba, região de Quinara, pelo seu empenho e determinação na captura de uma viatura no dia 14 de Novembro de 2013, que transportava 61 crianças provenientes da região de Tombali para supostamente serem traficados para República da Gâmbia. Na qualidade de cidadão guineense manifestei logo na altura, o meu desagrado! Agradecendo imenso o serviço que esta Senhora prestou à nossa “Nação”! 

Ao longo dos tempos, os valores éticos e os valores culturais foram sofrendo alterações. Ainda assim, é inadmissível que, em pleno século XXI, alguns valores culturais ultrapassem os valores éticos. Como exemplos disso, temos os casamentos combinados, as mutilações e os crimes de honra. (A situação relativa a estes últimos, embora ainda sejam praticados em alguns países, vai evoluindo favoravelmente). 

É inadmissível que as tradições se sobreponham à dignidade das pessoas, sendo estas sacrificadas em função de tais valores culturais, que entram em contradição com os valores éticos.

Os valores éticos deviam ser considerados superiores aos valores culturais, tendo como exemplos o apartheid e a escravatura, que foram abolidos. Nada justifica fazer mal a alguém só para se vingar de uma situação; para isso temos a lei, os tribunais, para fazerem… justiça.

Passando para a tensão cultural, as normas e os deveres devem aplicar-se a todos, apesar de, no momento, existirem certas culturas que praticam o inverso, que apedrejam as mulheres que cometem o adultério e em que os pais dispõem do direito da vida sobre os seus filhos.

Em jeito de conclusão, constato que os nossos comportamentos são avaliados por valores éticos e que estes mesmos valores dependem da cultura em que estamos inseridos. Ao longo dos tempos surgiram outras necessidades e, com o avanço da tecnologia, alguns valores começaram a desaparecer, por já não corresponderem às necessidades dos grupos onde foram aceites.

É necessário que as instituições públicas ligadas a esta temática, tais como o Governo Guineense, os Tribunais, a Guarda Civil e o SEF estejam mais atentos e sensibilizados para ajudar e criar mecanismos para que estes atos diminuam drasticamente no nosso país!

Artigo publicado em: 10 de Dezembro de 2013.  (agora actualizado)


 Pate Cabral Djob

PRESIDENTE DA GUINÉ-BISSAU REVOGA PENAS DE MILITARES QUE ATACARAM QUARTEL EM 2012


José Mário Vaz assinou os seis indultos em decreto presidencial. Capitão Pansau Intchama é um dos que recebe "segunda oportunidade na vida"

O presidente da República da Guiné Bissau - José Mário Vaz, decretou esta terça-feira o perdão a seis pessoas envolvidas na intentona de 21 outubro de 2012. 

Tratou-se de uma alegada tentativa de golpe militar que começou no quartel da Força Aérea em Brá, nos subúrbios da capital, onde terão morrido seis pessoas, algumas vestidas com fardas militares. Entre os indultados está o ex-capitão de exército Pansau Intchama, considerado líder da intentona.

Em declarações aos jornalistas, o diretor de gabinete da Presidência -Octávio Lopes, afirma que este é o início de vários outros processos que vão acontecer, com vista à reconciliação da sociedade guineense.


Por Lusa

PRIMEIRO-MINISTRO DIZ TER CONSCIÊNCIA DO DESAFIO DE RECONSTRUIR UMA NOVA GUINÉ-BISSAU


Bissau – O Primeiro-ministro Domingos Simões Pereira disse que parte para um desafio de reconstrução de uma nova Guiné-Bissau com consciência clara dos problemas que o país tem.

«Partimos para o desafio de reconstruir uma nova Guiné-Bissau com consciência clara dos problemas, mas imbuídos de um espírito patriótico de mobilização colectiva e união entre os guineenses e, em particular, da classe política e dos órgãos da soberania, com uma sólida base de confiança», disse o Chefe do Governo.

Domingos Simões Pereira fez estas declarações durante o seu discurso da 69.ª Sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, que decorreu em Nova Iorque.

De acordo com o Primeiro-ministro guineense, este desafio ficou baseado na formação de um Governo inclusivo, integrando todos os partidos políticos com representação parlamentar e ainda a sociedade civil e a Diáspora, sendo que essa confiança ficou particularmente reforçada com a recente aprovação do programa do Governo por unanimidade no Parlamento Nacional, algo inédito na tradição da história democrática da Guiné-Bissau. 

«Se é verdade que o processo de estabilização política do nosso país e da normalização do funcionamento das instituições democráticas em curso depende de um grande esforço nacional, implicará também necessariamente um apoio inequívoco e urgente dos nossos parceiros regionais e internacionais, através de uma articulação e coordenação das intervenções sempre baseada nas metas do programa do Governo, de modo a que possamos construir bases para mudar de rumo e viabilizar o país», referiu Simões Pereira.

No capítulo da reforma nos sectores de Defesa e Segurança, o Primeiro-ministro disse que este foi marcado por medidas profundas visando uma reorganização, cuja sustentabilidade e irreversibilidade precisa de um concurso internacional. 

«O processo de reforma do sector de Defesa e Segurança que temos desenvolvido e que nos últimos dias foi marcado por medidas profundas visando uma reorganização cuja sustentabilidade e irreversibilidade precisa do concurso internacional», solicitou.

A extensão da presença do Estado ao nível do espaço nacional de forma efectiva e organizada, através nomeadamente da descentralização e realização das eleições Autárquicas, em que o Governo irá lançar as bases para operacionalizar o funcionamento dos municípios nos sectores administrativos e, deste modo, adoptar a Política Nacional do Ordenamento do Território.

Em relação às novas autoridades da Guiné-Bissau, o Parlamento, a Presidência da República e o Governo, Simões Pereira disse que estas elegeram o diálogo inclusivo e a concertação política como instrumentos privilegiados nos esforços de consolidação da estabilidade política e criação de largos consensos sobre os principais eixos de governação. 

«Além de pretendermos reforçar a legitimidade democrática das instituições políticas queremos, de uma forma clara e inequívoca, dar o passo decisivo para a construção de consensos alargados sobre os principais assuntos na nossa sociedade, ancorado num protocolo político que definiu as grandes linhas de actuação legislativa e governativa, incluindo questões que se prendem com as reformas do Estado, a revisão constitucional e a reconstrução económica», sublinhou.

Acompanhado pelo Presidente do Partido da Renovação Social, Alberto Nambeia, Simões Pereira justificou que a presença deste no encontro demonstra ao mundo que é possível na Guiné-Bissau enveredar pela concórdia nacional. 

«Sinal desta visão da partilha de poder para a resolução dos nossos principais problemas, é aqui demonstrada pela presença do líder da oposição que integra esta comitiva, Alberto Nambeia, para juntos demonstrarmos ao mundo que é possível a Guiné-Bissau enveredar pela concórdia e a estabilidade», referiu o Primeiro-ministro, elogiando ainda a comunidade internacional pelo apoio dado à Guiné-Bissau durante os dois anos de transição ocorridos no país.

(c) PNN Portuguese News Network

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

"HOMENAGEM": UM GRUPO DE JOVENS (DE CANCHUNGO) GUINEENSES QUEREM HOMENAGEAR O 'PADRE' JOSÉ MARQUES HENRIQUES NO DIA 5 DE OUTUBRO EM LISBOA


Um grupo de jovens de diferentes gerações pertencentes a comunidade de Canchungo, residente em Portugal, tomou a iniciativa de organizar a homenagem do Pe. José Marques Henriques para 5 de Outubro de 2014 no Seminário da Luz em Lisboa com o seguinte programa: 



· Missa: 12h30 -13h30

· Almoço convívio: 13h 45 - 15h

· Entrega de Prenda: 15h 30 

· Representação teatral: 16h 

· Encerramento: 17h

Esta homenagem é um sinal de reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Pe. Henriques para a nossa formação cristã, social, humana e a promoção dos valores humanistas juntos dos jovens. Aprendemos muito da vida com ele, quando nos dizia a “verdade vos libertará”. Aprendemos muito cedo o sentido da vida (amar uns aos outros, trabalhar, viver em comunhão, solidariedade, Paz e a respeitar os valores universais – particularmente os Direitos humanos,…). 

A nossa gratidão por tudo o que nos ensinou e pelos 44 anos de evangelização nas terras da Guiné e, em particular na cidade de Canchungo (Norte) a 36km de Bissau. Que Deus te proteja sempre, dê saúde e muitos anos de vida. 

Este grupo de jovens, preocupado com as carências dos seus irmãos em Canchungo, teve a iniciativa de angariar fundos que permitiram a compra de um computador, impressora e consumíveis que foram oferecidos à Escola Católica “Antero Sampaio” em Canchungo. Esta oferta vai permitir os professores realizarem os seus trabalhos administrativos e pedagógicos com eficiência e eficácia.

De seguida, vem um texto biográfico do Padre Henriques que espelha a sua vida e o trabalho desenvolvido na Guiné-Bissau entre 28 de Outubro de 1970 a 05 de Julho de 2014.

Lisboa, 13 de Setembro de 2014

A Organização

Arnaldo Afonso da Costa(arnaldo.costaesc@iol.pt )

Contactos: Arnaldo - 961287345; Miguel - 964876879; Samory - 966621672 e Dina - 969497518

DADOS BIOGRÁFICOS DO P. JOSÉ MARQUES HENRIQUES

Nasceu na Freixianda, Concelho de Ourém, Distrito de Santarém, Diocese de Leiria-Fátima, no dia 03 de Agosto de 1944; ingressou no Seminário Menor Franciscano em Braga (Colégio de Montariol), em Setembro de 1957; entrou no noviciado, em Varatojo (Torres Vedras), ano da abertura do Concílio Vaticano II (Agosto de 1962); tirou o Curso de Filosofia em Leiria, entre 1963 e 1966, seguindo depois para Lisboa, onde estudou Teologia no ISEE (Instituto Superior de Estudos Eclesiásticos, do qual sairiam, mais tarde, os professores e alunos, para integrarem o Corpo docente e discente da Universidade Católica, acabada de ser criada); no dia 08 de Dezembro de 1967 professou solenemente na Província Portuguesa da Ordem Franciscana; no dia 17 de Maio de 1970, foi ordenado sacerdote na Sé Catedral de Lisboa, pelo então Cardeal Patriarca de Lisboa D. Manuel Gonçalves Cerejeira.

No dia 28 de Outubro de 1970 chegou à Guiné-Bissau, sendo colocado na Missão Católica como coadjutor do Pároco da Catedral e professor de Religião e Moral no Ciclo Marechal Carmona (actual ciclo Salvador Allende) e no liceu Honório Barreto (actual liceu Kwame NKrwma); em Outubro de 1973, foi transferido para Canchungo, como coadjutor do P. Faustino Rodrigues Mendes e professor de português no ciclo local, até meados de Dezembro desse mesmo ano, data em que foi mobilizado para prestar serviço militar; assim, seguiu imediatamente para Lisboa, a fim de aí frequentar a Academia Militar; no dia 27 de Abril de 1974, dois dias depois do 25 de Abril, viria para a Guiné como capelão, sendo colocado na Região de Bula, Canchungo e Cacheu, onde deu assistência espiritual a três batalhões; em Outubro deste mesmo ano 1974, regressou a Portugal, despindo a farda militar e passando, assim, definitivamente à disponibilidade.

Em Janeiro de 1975, voltaria de novo para a Guiné-Bissau, sendo colocado, mais uma vez, na Sé Catedral, como coadjutor e assistente do chamado Grupo de Jovens Cristãos, que já tinha acompanhado nos anos anteriores; em julho deste mesmo ano seria transferido para Canchungo, a fim de aí assumir as funções de pároco, já que o P. Faustino Rodrigues Mendes havia decidido deixar definitivamente a Guiné.

Em Canchungo permaneceu como Pároco até Dezembro de 1999, data em que foi transferido para Bissau, a fim de tomar conta da Paróquia de S. Francisco de Assis, em Antula. Aí esteve até 13 de Dezembro de 2003, data em que foi criada, sob sua proposta, a paróquia de Santa Luzia, da qual ele foi nomeado primeiro pároco. Em Dezembro de 2004, voltaria, mais uma vez, para Canchungo, para aí assumir as funções de pároco e Director da Escola de Ensino Básico «Prof. Antero Sampaio». Em 09 de Julho de 2009, e sob sua proposta, a paróquia de Nossa Senhora da Natividade de Cacheu, com sede em Canchungo desde 31 de Julho de 1951, voltaria a ter a sua sede em Cacheu, separando-se dela o Sector de Canchungo, que constituiria uma nova paróquia com o título de Santo António de Canchungo. O P. José Henriques continuaria como pároco, mas, agora, apenas de Cacheu, até Setembro de 2012, data em que foi colocado em Bissau, como pároco da Catedral. 

Enquanto pároco em Canchungo e Cacheu, o P. José Marques Henriques iniciou a catequese em várias tabancas (aldeias) e fundou algumas pequenas comunidades, como: Bianga, Mata, Capó, Bachil, Churobrique, Pandim, Biacha, Cabienque, Blequisse, Chulame, Bará, Benitche.

Em 05 de Julho de 2014, despede-se da Guiné-Bissau, numa cerimónia realizada na Catedral de Bissau, em que foi homenageado pelo Primeiro-Ministro e alguns Quadros católicos, regressando definitivamente a Portugal, por já não se sentir com forças suficientes para continuar a sua Missão na Guiné-Bissau. É, no entanto, com muita mágoa e saudade que deixa a Guiné, mas sem a abandonar, porque a leva em seu coração.

P. José Marques Henriques

PARLAMENTO DA GUINÉ-BISSAU APROVA ORÇAMENTO GERAL (183 MILHÕES DE EUROS) DE ESTADO POR UNANIMIDADE



A Assembleia Nacional Popular (ANP) da Guiné-Bissau aprovou hoje por unanimidade, com 91 votos, o Orçamento Geral de Estado para o que resta de 2014, no valor de 120 mil milhões de francos CFA (183 milhões de euros).

O ministro das Finanças, Geraldo Martins, já tinha apelado aos deputados para aprovarem o documento e assim garantir o normal funcionamento das instituições, procurando credibilizar a atuação do executivo no país e no estrangeiro.

Confiante em inverter o atual cenário de informalidade e fuga ao fisco, Geraldo Martins prevê arrecadar 38 mil milhões de francos CFA (58 milhões de euros) em taxas tributárias e 20 mil milhões (30,5 milhões de euros) em receitas não tributárias - tais como o fundo da compensação das pescas.

O ministro das Finanças espera conseguir cobrir o défice a partir da ajuda externa, através de donativos, empréstimos e ajudas orçamentais.


«SEMPRE A SUBIR» SEJAM BEM-VINDOS AO BLOGUE CONOSABA DO PORTO!!!

Olá caros amigos, sejam bem-vindos a este novo blog - espaço de discussão - sobre a actualidade da nossa Guiné-Bissau. Eu posto nos conteúdos referentes à politica do nosso país, culturaeventos Sociais da nossa Comunidade Guineense no "PORTO", investimentos estrangeiros no nosso país, rubricas de saúde, divulgação dos nossos artistas plásticos, os nossos músicos, culinária, rubricas de emprego, formação e notícias do resto do mundo

Espero a vossa adesão e a participação em massa para um crescimento deste novo espaço de referência.

"Fidju di homi garandi" Um guineense nascido em Mansoa!

Pate Cabral Djob

Nha Mantenha!

GUINÉ-BISSAU PRECISA DE $5 MILHÕES PARA PREVENIR ÉBOLA


Portugal discursou na ONU e pediu apoio técnico e financeiro às novas autoridades guineenses.

A Guiné Bissau vai continuar a manter a prevenção do ébola como uma das suas prioridades.

O primeiro-ministro guineense falava em Nova Iorque, à margem da assembleia-geral da ONU, e destacou os esforços que têm sido feitos para evitar a entrada da febre hemorrágica no país. Domingos Simões Pereira disse nesta entrevista à rádio ONU que a Guiné Bissau precisa de 5 milhões de dólares para prevenir o surto do Ébola. Revelou ainda que o encerramento das fronteiras, nomeadamente com a Guiné-Conacri é uma medida que pode ser reavaliada logo que a situação o permita.
rdp

"FILHA DO JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS", ISABEL DOS SANTOS É A MAIOR INVESTIDORA ANGOLANA EM PORTUGAL


A empresária Isabel dos Santos tem vindo a reforçar a sua presença no mercado bolsista português e é já, segundo noticia o Público, a maior investidora angolana em terras lusas. Isto porque recentemente reforçou a sua participação no BIC, comprando os 25% que detinha a Américo Amorim.

Isabel Soares do Santos é presença constante na estrutura acionista de várias empresas portuguesas. Esta segunda-feira, escreve o jornal Público que a angolana é já a maior investidora em terras portuguesas.

A empresária detém participações no BPI, na NOS e na Galp Energia, e agora, com Fernando Teles, o presidente executivo do Banco BIC em Angola, comprou os 25% detidos pela Américo Amorim na entidade bancária, que teve o seu nascimento no país liderado por José Eduardo dos Santos.

O BIC, um dos maiores bancos a operar no mercado angolano, é agora detido em 42,5% pela empresária angolana. Relembre-se que mesmo em Portugal, o BIC tem ganho peso no mercado, sobretudo desde que comprou, ao Estado, o BPN. Fernando Teles passa também a ter uma participação de 37,5% no banco.

Contas feitas, Isabel dos Santos controla agora a NOS, em parceria com a Sonae, é a segunda maior acionista do BPI, controlando uma participação de 18,6%, e participa indiretamente no capital da Galp, através da empresa Esperaza, que por sua vez é dona de 45% da Amorim Energia, explica o Público.


CRISTIANO NA BITAN, DIRECTOR-GERAL DO GABINETE TÉCNICO DE APOIO AO PROCESSO ELEITORAL GUINEENSE, FOI EXONERADO E SUBSTITUÍDO POR ALEM SANCA



Bissau - O Director-geral do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE), Cristiano Na Bitan, foi suspenso das suas funções, passando este lugar a ser ocupado por Alem Sanca, que antes do golpe de Estado de 12 de Abril desempenhava a função.

De acordo com o despacho do ministro da Administração Interna, datado de 26 de Setembro e assinado pelo seu titular Botche Candé, ficou ainda suspenso Papa Bidé Cambe Incanha, director-geral do departamento de Migração e Fronteiras, e Francisco Malam Ndur Djata, Inspector-geral do Ministério da Administração Interna.

Para os seus lugares foram chamados Lino Lopes, antigo Director-geral dos Serviços de Informação de Estado no período do Governo de Carlos Gomes Júnior, foi indicado para a Direcção de Migração e Fronteiras, e José António Marques para a função de Inspector-geral da instituição.

Os titulares do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros, Comissão Nacional para os Refugiados e Deslocados Internos, respectivamente Malam Djaura e Tibna Sambe Nawana, foram mantidos nos cargos.

Algumas novas direcções gerais foram instituídas, entre as quais a Direcção-geral de Logística e Património e a Direcção-geral de Assuntos Sociais, ocupadas agora por Mamadu Mutaro Djalo e Arafam Mane, respectivamente.

(c) PNN Portuguese News Network

FOTO: ACIDENTE DO VEÍCULO DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS QUE NA SEXTA-FEIRA TERÁ PASSADO SOBRE UMA MINA QUE TIROU A VIDA DE 22 PESSOAS (BISSORÃ/INCHEIA) NA GUINÉ-BISSAU



"TOLERÂNCIA ZERO" A ESPANCAMENTOS E HOMICÍDIOS NA GUINÉ-BISSAU, ADVERTE BOTCHE CANDE



Bissau, 29 Set 14 (ANG) – O ministro da Administração Interna (MAI), decretou hoje “tolerância zero” contra prática de homicídios e espancamentos de cidadãos no país. A posição de Botche Cande foi tornada publica à imprensa pelo Porta-Voz do MAI, Samuel Fernandes durante encontro tido com os chefes das diferentes Esquadras da Capital.

O Porta-Voz do MAI afirmou que, com base nos últimos actos de violências verificado no país, a sua instituição decidiu reunir as diferentes forças polícias do país, para analisar e tomar medidas para fazer face aos crimes que tem abalado a população nos últimos meses.

De acordo com o Samuel Fernandes, o ministro teria apelado as forças policiais guineenses a trabalharem com isenção de forma a evitar de cometer “asneiras” e que põe em causa os direitos cívicos dos cidadãos.

Samuel Fernandes apelou a colaboração da população na missão dos agentes de segurança de repor a paz na Guiné-Bissau, tendo garantido ainda que o governo fará tudo ao seu alcance para proporcionar acções de formação aos elementos de segurança, sobretudo na maneira de actuar.

“Em qualquer circunstância, o uso da força deve ser proporcional a própria situação e a ameaça no terreno. Por isso, condeno veementemente o acto que aconteceu recentemente no bairro de São-Paulo, pois nada justifica o uso de meios inadequados na detenção daquele jovem e que resultou na sua morte” disse Samuel Fernandes em alusão a morte num dos bairros periféricos, de um jovem espancado pelas forças policiais por alegadamente resistir a ordem de prisão.

DR. EDUARDO MONTEIRO: MARCO DA NOSSA INDEPENDÊNCIA 41 ANOS DEPOIS



Pela primeira vez depois de 30 ou mais anos comemorou-se 24 de Setembro, diferente juntando a família guineense manifestando de forma natural as suas guinendade e a necessidade de combater civilizadamente todos que no passado nos dividiram e persistem ainda, aqui e acolá a o fazer. Pois, ainda há pouco sublinhei perante alguns estudiosos Prof Universitários que aparecem como especialistas na matéria africana ou africanistas, falando repetidamente que o grande problema da Guiné-Bissau é multiplicidade étnica e da balantização do país no passado recente.

Ora, estas declarações públicas são falsas estereotipadas e show off.
Em primeiro lugar, é bom e importante informar os que persistem em explicar uma luta de poder para o poder e pelo poder com argumento do nosso mosaico étnico. Nunca houve lutas inter-étnicas na Guiné, antes durante e depois da colonização, houve como em qualquer parte do mundo quer em África, Ásia, Américas e Europa, lutas entre grupos e poderes. Também, é importantíssimo avivar as memorias aos que persistem em analisar as lutas de classe ou de grupos visando sempre enriquecimento ilícito com os argumentos simplistas que a Guiné Bissau é um mosaico dos povos como qualquer outro país no Mundo. Exemplo: Senegal, Mali, Angola, Espanha, China, Cabo Verde e outros .Para informar estes especialistas que não nos dividam nunca mais, com o argumentos supra citados o desconhecimentos e interpretações dos nossos valores culturais. A nossa independência é produto e consequência da nossa unidade nacional ou nacionais na Guiné e Cabo Verde, sem qual era impossível hoje falarmos da nossa independência, de Estado, Soberania ou Governo emanado pelo povo.

Quando o mesmo vem acentuadamente trazer o processo de balantização dos órgãos de soberania posso dizer Sim! e Não! é necessário também ter em linha de conta que mesmo, dentro do Partido que outrora se identifica como "tribalista" existiam dirigente que nada tinham com balantas, caso de Sóri Djaló, o actual Secretário Geral ,Baltazar e os demais.
Aceita-se que tinha um dirigente que na falta de uma ideologia própria, orientativa e uma visão de estratégia politica, económica e social, levou o pais ao sistemático convulsão, sem controle, os excessos de autoridades muito mal preparados que aproveitaram e cometeram as maiores violações dos Direitos Humanos e enriquecimento ilícito.Julgo é chegada a hora de pormos de parte as divisões repito todos somos poucos.

Mesmo assim, nesta viragem de página precisamos procurar soluções, procedermos os diagnósticos e encontrar propostas construtivas para salvar a Guiné.

Digo 24 de Setembro sempre! Todos assistimos nesta iniciativa da Embaixada da Guiné em Portugal e lemos diariamente reflexão ,propostas estratégicas para o advir da Guiné-Bissau.Ora com todos sem qualquer preconceito de classe ,raça ,cor ou religião porque todos somos muito pouco. Acreditamos nestes jovens quadros com conhecimentos científicos na diversidade do saber, experiência, a boa vontade do povo e da comunidade Internacional para o futuro almejado.

O mais importante é responsabilidade dos detentores dos Órgão de Soberanias evitando populismo, decisões mal preparadas e precipitadas.

Os detentores de Órgão de Soberanias devem auscultar e solicitar os pareceres aos seus conselheiros, perante as macros decisões a fim de evitar de forma emocional cometer erros transfronteiriças e competências bem definidas Constitucionalmente.

Não desejemos ver nunca mais as guerrilhas constitucionais no país. A Guiné não pode voltar perder um minuto na sua vida e do seu povo a vontade inabalável de todos em ver um país de todos em harmonia.

Por: Eduardo Monteiro




domingo, 28 de setembro de 2014

AS JOVENS AFRICANAS CONSEGUIRAM CRIAR UM GERADOR DE ENERGIA, QUE PRODUZ ATÉ 6 HORAS DE ELECTRICIDADE COM APENAS UM LITRO DE URINA


A Urina Como Combustível No Futuro?

Duro-Aina, Akindele Abiola, Faleke Oluwatoyin e Bello Eniola são quatro raparigas africanas que inventaram algo incrível.

As jovens conseguiram criar um gerador de energia, que produz até 6 horas de electricidade com apenas um litro de urina.

A ideia foi introduzida no "Make Faire Africa", evento que tem lugar em Lagos, Nigéria, e procura soluções para problemas locais e que necessitam de resolução imediata. 

O gerador foi uma das surpresas e as quatro jovens fizeram questão de explicar como funciona. A urina é colocada numa cápsula electrolítica, que transforma ureia em nitrogénio, água e hidrogénio . Depois disso, o hidrogénio segue para um filtro de purificação de água e de seguida para um cilindro de gás.

O cilindro empurra o hidrogénio para um recipiente que contém borax líquido, removendo a humidade do composto químico. Depois de purificado, o hidrogénio é colocado no gerador e... faz-se luz!

Aqui está uma fonte de energia inesgotável, atrevemo-nos a dizer!

chiadomagazine

DR. LEOPOLDO AMADO: A SUPOSTA "ENTREVISTA" MINHA QUE VEIO RECENTEMENTE A PÚBLICO, NO JORNAL "O DEMOCRATA", É UM AUTÊNTICO BLUFF!



É-o, efectivamente, por diversas razões, que passo a enumerar:

- Em primeiro lugar, porque foi acordado entre mim e o jornal que o entrevistado sancionaria previamente a “entrevista”, antes da sua publicação, não tendo o jornal cumprido com o acordo. A revisão prévia atinha-se não com a censura (não seria, de modo nenhum), mas com preocupações formais.

- Em segundo lugar, porque aqui e acolá, a “entrevista” apresentou-se-me transviada e truncada, isto é, obliterada de ideias, ora por incompreensão de quem a transcreveu, ora por má interpretação de quem a “reviu”..

- Em terceiro lugar, por a entrevista em questão aparecer escrita numa ”língua” que nem é esperanto, nem a língua portuguesa, nem a língua crioula e nem nenhuma das línguas inteligíveis;

- Em quinto lugar, porque extraiu-se das palavras do “entrevistado” um excerto absolutamente descontextualizado, com claros objectivos sensacionalistas;

- Por fim, e por tudo isso, é uma “entrevista” completamente desconjuntada, trapalhona, ou seja, um autêntico desastre protagonizado por pretensos profissionais de um jornal que, conclui-se, não respeitam os compromissos assumidos e nem revelam competência quando resolvem fazer as coisas por conta e risco próprios.

Assim, relativamente ao excerto em questão, não entendo a perplexidade de uns e a incredulidade de outros, ao exigirem nomes e provas.

Quanto a nomes, darei de seguida apenas alguns exemplos, sobejamente conhecidos, de "grandes comandantes" que colaboraram com a PIDE-DGS, sem que tal constitua novidade nenhuma, na medida em que o assunto é do domínio público em vários livros que versam o assunto, incluindo um dos meus. Assim, é apenas novidade para "O Democrata".

Quanto a provas, lamento sugerir aos que as exigem, que procurem eles próprios perpassar, feliz ou infelizmente, tal como fiz, uns bons milhares de documentos alusivos ao assassínio de Cabral e os submetam a provas de autenticidade, antes de intrinca-los, cruza-los, para só depois os interpretar historicamente.

Voltando ainda a nomes, pergunto:

- Inocêncio Kani (o autor do primeiro disparo contra Cabral) tinha ou não tinha ligações com a PIDE-DGS? Tinha. Era ou não um grande Comandante do PAIGC? Era. Tanto é que comandou grupos de guerrilheiros no Norte, antes de ascender as funções de Comandante da Marinha.

- Mamadú Indjai tinha ou não tinha ligações com a PIDE-DGS? Tinha. Era ou não um grande Comandante do PAIGC? Era. Tanto é que chegou de ser Comandante de grupos que actuavam na área entre Bissorã e Bancolene, antes de ascender as funções de responsável de segurança do Secretariado do PAIGC em Conacri.

- Inácio Soares da Gama, tinha ou não ligações com a PIDE-DGS? Tinha. Era ou não um grande Comandante do PAIGC? Era. Tanto é que era, nem mais nem menos, o Comandante da região Leste.

Tenho dito!


«ÚLTIMA HORA» ANTÓNIO JOSÉ SEGURO ASSUME A DERROTA (29,9%) NAS PRIMÁRIAS E DEMITE-SE DA LIDERANÇA DO PARTIDO SOCIALISTA PORTUGUÊS



António Costa ganhou com: 67,6%


QUANDO OS SEGURANÇAS DE BARACK OBAMA FALHAM


Depois de um estranho ter entrado na Casa Branca, a agência dos serviços secretos americanos encarregada da proteção do Presidente está a ser posta em causa. Este é o último de uma série de incidentes com agentes do Secret Service.

Os 6500 homens e mulheres que constituem esta organização dos serviços secretos americanos são sujeitos a uma formação de excelência. Saídos de Centro de Treino James Rowley, perto de Washington, podem ser postos ao serviço do Presidente, tornarem-se atiradores de elite ou investigadores da brigada canina. Nos últimos tempos, porém, a verdade é que o USSS tem sido mais notícia devido aos escândalos do que às suas ações heróicas.

«"ELEIÇÕES PRIMÁRIAS" NO PARTIDO SOCIALISTA PORTUGUÊS» SOU MILITANTE DO PARTIDO SOCIALISTA HÁ MUITOS ANOS EM MATOSINHOS E HOJE FUI VOTAR COM CONCIÊNCIA


Eleições Primárias Entre: António José Seguro e António costa


CPLP VAI REALIZAR CONSELHO DE MINISTROS EXTRAORDINÁRIO NA GUINÉ-BISSAU - XANANA GUSMÃO


Os membros da CPLP acordaram realizar um Conselho de Ministros extraordinário em Outubro em Bissau para discutir a situação no país e promover posteriormente uma mesa-redonda internacional, disse o primeiro-ministro timorense.

PORTUGAL: «PARTIDO SOCIALISTA PORTUGUÊS» MILITANTES E SIMPATIZANTES ESCOLHEM HOJE ENTRE ANTÓNIO SEGURO E ANTÓNIO COSTA


Cerca de 250 mil simpatizantes e militantes socialistas escolhem hoje entre o secretário-geral António José Seguro e o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, o candidato do PS a primeiro-ministro nas próximas eleições legislativas.

GOVERNO DA GUINÉ-BISSAU DECRETOU DOIS DIAS DE LUTO NACIONAL, DOMINGO E SEGUNDA-FEIRA, EM MEMÓRIA DOS 22 MORTOS NA EXPLOSÃO DE UM VEÍCULO DE TRANSPORTE COLETIVO QUE NA SEXTA-FEIRA TERÁ PASSADO SOBRE UMA MINA



sábado, 27 de setembro de 2014

GOVERNO GUINEENSE APRESENTA ASSEMBLEIA NACIONAL POPULAR PROPOSTA ORÇAMENTO GERAL DE ESTADO NO VALOR DE 120 BILIÕES DE FCFA


Bissau, 26 Set 14 (ANG) - O Governo apresentou sexta-feira na Assembleia Nacional Popular (ANP), a proposta do Orçamento Geral de Estado para o presente ano económico, com previsão de receitas e despesas na ordem de 120 mil milhões de Fcfa.

Na ocasião, o Ministro das Finanças, Geral Martins, justificou o facto de só agora ter sido possível proceder a esta apresentação pelo facto do actual executivo ter sido, apenas, constituído e entrado em funções em Junho passado, na sequência das eleições gerais de 13 de Abril.

O titular das Finanças apelou na altura aos deputados a aprovarem o documento para garantir o normal funcionamento das instituições do país e, por outro lado ainda, para credibilizar a actuação do executivo junto das populações e perante a comunidade internacional.

Em relação a Proposta de Lei do OGE, este apresenta, entre outras alterações, em relação a de 2012, o aumento imposto de IGV de 15 para 17%, da taxa audiovisual sobre o consumo de energia que subiu para 500 Fcfa/mês, da taxa de fundo de pensão que doravante será calculada em função do salário bruto do funcionário público, não sobre o ser ordenado base, como é habito até então.

Em relação a previsão das receitas, o Ministro das Finanças prevê arrecadar, a nível interno, 38 mil milhões nas taxas tributárias e 20 mil milhões em não tributárias, como, por exemplo, com o fundo da compensação das pescas.

E o défice, de acordo com Geraldo Martins, calculado em um pouco mais de 46 bilhões de Fcfa, virá do exterior, através de donativos, empréstimos e ajudas orçamentais.

Também durante acto, a Comissão Especializada da ANP para os Assuntos económicos reconheceu o período económico difícil que o país atravessa actualmente e apelou a aprovação do documento “para o bem do país”.

Georges Chikoti, DISSE QUE: OS GUINEENSES SOLICITARAM REABERTURA DE EMBAIXADA EM LUANDA (ANGOLA)




angonoticias

As autoridades da Guiné Bissau solicitaram a reabertura da sua representação diplomática em Luanda, como parte de um processo de normalização das relações políticas com Angola. 


Este facto foi dado conhecer quarta-feira, em Nova Iorque (EUA), pelo ministro das Relações Exteriores de Angola, Georges Chikoti, no final de uma audiência que concedeu ao seu homólogo da Guine Bissau, Mário Lopes Rosa.

“Este é um país que tem particularmente uma história turbulenta e as últimas eleições permitiram a eleição de um novo Governo e, com isso, a possibilidade de uma maior estabilidade”, disse.

Neste quadro, acrescentou o ministro, a exoneração do general António Indjai é um passo também importante, assim como a nomeação do novo Chefe do Estado Maior deste país.

Durante a audiência, referiu, as autoridades da Guiné Bissau solicitaram o retorno da cooperação com Angola não só no domínio político, mas também económico e militar, o que, naturalmente, as autoridades angolanas irão analisar.

O Presidente da República já ajudou bastante a Guiné Bissau no passado e o constrangimento foi criado com o golpe de Estado impediu-nos de fazer progressos, porém acho que agora há uma evolução muito importante que irá permitir retomar as nossas relações com a Guiné Bissau”, argumentou.

Disse existirem vários temas que são sensíveis para Angola e o país está disposto uma vez mais responder positivamente.

Por este facto, referiu que serão submetidas as propostas ao governo para ver-se em que medida é que poderão as autoridades angolanas cooperar com a Guiné Bissau e naturalmente com outros parceiros.

Georges Chikoti disse ainda que durante a audiência, o ministro falou também da necessidade de se alargar a força da ECOMIB, que é de 700 militares para dois mil ou dois mil e oitocentos homens no sentido de poderem então fazer a reforma do sector de Defesa e Segurança em Bissau de maneira mais segura.

Existe um espaço em aberto e Angola verá o que, eventualmente pode fazer, salientou o ministro Georges Chikoti.

POLÍCIA BRASILEIRA DETEVE EX-CORONEL NUM VEÍCULO COM 51 QUILOS DE MARIJUANA (DJAMBACATAM)


A polícia brasileira deteve um coronel reformado que transportava 351 quilos de marijuana no veículo que conduzia. O ex-militar e a companheira foram detidos em Xerem, na região do Rio, e a droga estava escondida num fundo falso.

ACADEMIA SUECA ANUNCIA DATAS DOS PRÉMIOS NOBEL 2014


A Academia Sueca anunciou hoje que os vencedores dos prémios Nobel 2014 serão revelados entre 06 e 13 de Outubro, à exceção do Nobel da Literatura, cuja data será posteriormente definida, como é habitual.

O primeiro prémio a ser anunciado será o Nobel de Fisiologia ou Medicina, a 06 de Outubro, pelas 11:30 locais (10:30 em Lisboa), pelo secretário do comité Nobel para Fisiologia ou Medicina, Göran K. Hansson, indica a Academia Sueca na sua página da internet.

Segue-se, a 07 de outubro, o Nobel da Física, cujo anúncio será feito pelas 11:45 locais (10:45 em Lisboa) por Staffan Normark, secretário permanente da Real Academia das Ciências Sueca.

A 08 de Outubro, à mesma hora, será a vez de o laureado com o Nobel da Química ser conhecido. O anúncio estará também a cargo de Staffan Normark.

Como é habitual, em Oslo, às 11:00 (10:00 em Lisboa) de 10 de outubro, será anunciado pelo presidente do Comité Nobel Norueguês, Thorbjørn Jagland, o prémio Nobel da Paz.

O prémio Sveriges Riksbank de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel será anunciado a 13 de Outubro, às 13:00 (12:00 em Lisboa), também pelo secretário permanente da Real Academia de Ciências Sueca.

"De acordo com a tradição, a Academia Sueca definirá a data para o anúncio do prémio Nobel da Literatura mais tarde. O prémio será anunciado por Peter Englund, secretário permanente da Academia Sueca", lê-se no site da instituição, que tradicionalmente anuncia o vencedor a uma quinta-feira.

Também como de costume, todos os prémios serão entregues a 10 de dezembro, aniversário da morte do magnata sueco fundador do galardão, Alfred Nobel (1833-1896), químico e inventor da dinamite.

noticiasaominuto

GUINÉ-BISSAU: MISSÃO INTERNACIONAL DÁ NOTA POSITIVA A NOVO AMBIENTE POLÍTICO NO PAÍS



Bissau - Uma missão conjunta de organizações internacionais que este mês visitou a Guiné-Bissau considera positivo o ambiente político de conciliação que existe depois das eleições deste ano, referiu nesta sexta-feira à Lusa o representante da União Africana no país.

"A missão constatou que há uma nova linguagem criada pelo governo", com o executivo sensível ao diálogo e ao processo de reconciliação nacional, realçou Ovídio Pequeno.

A comitiva juntou em Bissau membros da União Africana (UA), Organização Internacional da Francofonia, Nações Unidas e Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) entre 15 e 19 de Setembro. 

Apesar de não estar representada, a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) foi também informada a par e passo dos trabalhos que decorreram, referiu Ovídio Pequeno.  

Foi também dada nota positiva ao facto de os principais partidos reconhecerem que há um "entendimento para permitir ao país sair da situação de crise".

Por entre diversos assuntos, a missão abordou com as autoridades guineenses temas sensíveis como a Justiça, reforma militar ou a renovação da força multinacional de estabilização (ECOMIB) que está no país, mas disse aguardar as decisões que venham a ser tomadas pelos órgãos de soberania.



Esta foi a terceira missão de avaliação à Guiné-Bissau nos últimos dez meses, mas desta vez para analisar a retoma da ordem constitucional após a realização de eleições gerais e para avaliar os planos do Governo para o relançamento económico do país. 

As avaliações anteriores foram feitas ainda na vigência do governo de transição criado na sequência do golpe militar de 2012.


ACIDENTE (ENTRE: BISSORÃ E INCHEIA) COM TRANSPORTE COLETIVO NA GUINÉ-BISSAU PROVOCA ENTRE 10 E 15 MORTOS


Bissau, 26 set (Lusa) - Um acidente com um veículo de transporte coletivo no interior da Guiné-Bissau provocou hoje entre 10 e 15 mortos e vários feridos, disse à Agência Lusa fonte no local.

A viatura seguia num caminho degradado, de terra batida, entre Bissorã e Incheia, entre as 14:00 e as 15:00, quando se deu uma explosão, que as autoridades suspeitam ter sido provocada por uma antiga mina usada em operações militares, referiu Djúlio Djata, jornalista local da rádio Pindjiquiti.

Segundo referiu, a mina terá sido ativada quando o condutor se desviou do caminho para procurar um melhor piso para a viatura circular.

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

GRITOS DENUNCIAM MULHER ENTERRADA VIVA

Na Grécia, uma mulher terá sido enterrada viva depois de ter sido declarada morta, vitima de um cancro de que padecia, refere o Mirror.

Os trabalhadores de um cemitério viram-se obrigados a desenterrar um caixão, uma hora depois de o terem enterrado, por terem ouvido uma mulher a gritar, na Grécia.

Assim que ouviram os gritos de desespero, os homens agarraram em todas as ferramentas que encontraram e apressaram-se a desenterrar o caixão.

Lá dentro estava uma mulher de 45 anos que tinha, alegadamente, morrido de cancro. Segundo o Mirror, a mulher não terá, porém, conseguido ser salva a tempo.

A polícia está agora a tentar perceber o porquê de a mulher ter sido dada como morta e a família admite abrir um processo contra a unidade hospitalar caso se prove que a mulher estava viva.
noticiasaominuto.

POLÍCIA DA GUINÉ-BISSAU DETÉM DOIS SUSPEITOS DE MATAR BEBÉ PARA VENDER O FÍGADO



A polícia da Guiné-Bissau anunciou a detenção de dois homens suspeitos de terem matado uma criança de dois anos a quem extraíram o fígado para o venderem por cerca de três mil euros.


Os dois irmãos encontram-se detidos no centro penitenciário de Mansoa, disse o tenente-coronel Samuel Fernandes, porta-voz do Ministério da Administração Interna (MAI) guineense.

O caso remonta a 2013, mas a polícia só agora conseguiu descobrir os autores do crime, acrescentou Fernandes, explicando que o alegado "comprador do fígado" da criança ainda está a monte.

"Vamos acionar todos os mecanismos internacionais, se for preciso a Interpol, para o capturarmos", disse o porta-voz do MAI.

Segundo Samuel Fernandes, os dois irmãos foram solicitados a arranjar um fígado, se possível, de uma criança, que venderiam a "um comprador" por dois milhões de francos CFA (cerca de três mil euros).

Dentro da cela em Mansoa, um dos suspeitos contou que matou a própria sobrinha num arrozal e depois, com a ajuda do irmão, retirou-lhe o fígado que entregou ao comprador a troco de dinheiro.