terça-feira, 31 de dezembro de 2013

SELECÇAO DA GUINE-BISSAU, DEPOIS DA TAÇA AMÍLCAR CABRAL DE '79 EM BUBAQUE, RECEBIDOS PELO EXCELENTÍSSIMO SR. PRESIDENTE LUIS CABRAL.


CONOSABA: DESEJA A TODOS AMIGOS "UM BOM ANO, TUDO DE BOM E PAZ NO MUNDO!!!! BOAS ENTRADAS "2014"

BOAS ENTRADAS!!! "2014"

*Rispito.com*: Mensagem do ano Neste mundo, as falhas são acompan...

*Rispito.com*: Mensagem do ano
Neste mundo, as falhas são acompan...
: Mensagem do ano Neste mundo, as falhas são acompanhadas com os nossos afazeres, os erros são as nossas maneiras de aprender e de...

DIZEM QUE HÁ MUITO PETROLEO NA GUINÉ-BISSAU!!!

PETROLEO NA GUINÉ-BISSAU
Foram hoje apresentados os resultados de um estudo de densidade de reservas de petróleo, recorrendo a dados sismográficos, no bloco 5B, situado offshore, em águas territoriais da Guiné-Bissau, realizado pela empresa Beicip-Franlab.
 
O que motiva este termo tão emotivo, num artigo financeiro? As expectativas baseavam-se num estudo prévio de 2011, apontando para cerca de 2,5 mil milhões de barris (menos de um quarto economicamente viável, no actual cenário técnico-económico); os novos dados apontam para uma dimensão cerca de quatro vezes superior, num total de 11 mil milhões de barris.
 
Os directores estão «deliciados» com o potencial económico deste bloco. Se, com a previsão inicial, já estavam animados e continuaram a prospectar, eis uma noticia animadora, pois rentabilizam assim muito mais as infraestruturas necessárias à sua exploração.
  http://shares.telegraph.co.uk/news/article.php?id=4731576&epic=CAPP

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

40 PARTIDOS LEGALIZADOS A CONCORREM AS ELEIÇÕES DO DIA 16 DE MARÇO DE 2014!!!

"Que venha o "Diabo" e leve os partidos para onde quiser!!! 


Não é dessa minha querida Patria!!!

DÉ SANY, GUINÉ-BISSAU BU FORONTA!!!

DR. KUMBA IALA KOBDE NHANCA OFICIALIZA A SUA CANDIDATURA NO DIA 01 DE JANEIRO DE 2014 NO HOTEL HAZALA!


OS TRÊS IRMÃOS: O SANGUINÁRIO FICOU EM BISSAU E OS DOIS FORAM PARA GÂMBIA E SENEGAL!


Quem conta um conto, acrescenta sempre um ponto!
Verdade ou Mentira, será uma lenda?

Foi contado por um Guineense no Porto na presença de 10 pessoas!!

Era uma vez: três irmãos verdadeiros, um  sábio, um rico, e um sanguinário!
Depois da guerra de Kansala, dividiram-se: O Sanguinário (Mau) ficou pelo nosso querido país, O Sábio foi para Gânmbia e o Rico foi directamente para Senegal!
Por tudo isso, o nosso país esta como está!!!
Caros compatriotas, devemos juntar todos e caçar este sanguinário e esganá-lo até a morte! 

Reino de Gabu
O reino ou império de Gabú , Kaabu , Ngabou ou N'Gabu era um Estado mandinga da África Ocidental que ocupou terras do que é hoje a Guiné-Bissau e Senegal entre 1537 e 1867 . Gabu era originalmente uma província do Império do Mali, que ganhou a independência graças ao declínio do poder central.
Segundo avançou século XVI do Império Mali em declínio, estava perdendo a maior parte de suas províncias, para a redução de seu tamanho para cobrir pouco mais do que a terra original do império mandinga que eles criaram. As províncias, incluindo Gabu, tornou-se independente, dando origem a novos reinos independentes. Gabu ganhou a independência em 1537, proclamando-se rei ( Kaabu Mansaba ou Farim Kaabu ) Sama Koli , que governou Gabu delegado provincial e era neto de Tiramakhan Traore . O novo estado manteve a herança cultural do Mali. Uma manifestação disso é que os governantes de Gabu baseado o seu direito de liderança em sua relação histórica com o Império Mali.
Gabu mantido relações com os europeus, particularmente o Português, que manteve o comércio de escravos.

O poder do império começou a declinar no início do século XIX. Naquela época, a etnia Fula, convertido para o Islã, começou a lidar com os países não-muçulmanos da África Ocidental. Em 1867 um de seus reinos, Futa Tooro, chamado de jihad que atacou Gabu, chamada guerra Kansala. Forças islâmicas sitiada Kansala o capital para 11 dias, no que é conhecido como batalha Kansala, após o qual o fogo. O fogo matou o último governante independente de Gabu, assim como muitas pessoas, tanto os defensores e atacantes. Depois da batalha, o reino de Fouta Djallon, um dos geral foi responsável por sitiando Kansala, Gabu anexada como um estado vassalo para a abolição completa do reino de Portugal, que ocorreu na virada do século entre o século XIX e XX.

"GUERRA DE GALOS NUMA CAPOEIRA" ENTRE ANTÓNIO SUCA NTCHAMA E ABDU MANÉ!




O ministro do Interior da Guiné-Bissau, António Suca Ntchama, acusado de ter forçado o embarque dos 74 sírios com passaportes falsos num avião da TAP, anunciou que vai apresentar uma queixa-crime contra o Procurador-Geral da República.
Através de uma nota de imprensa assinada pelo seu advogado, António Suca Ntchama diz que foi vítima de difamação por parte do Procurador guineense, Abdú Mané, quando este afirmou publicamente que se teria recusado a ser detido.
 Através de uma nota de imprensa assinada pelo seu advogado, António Suca Ntchama diz que foi vítima de difamação por parte do Procurador guineense, Abdú Mané, quando este afirmou publicamente que se teria recusado a ser detido.

Em nota de esclarecimento, o Procurador-Geral da República guineense afirmou que o diretor-geral da Polícia Judiciária, Armando Namontche, teria recusado acatar a ordem de detenção dada pelos magistrados contra o ministro Suca Ntchama.
Para o advogado, em nenhuma circunstância António Suca Ntchama foi informado “nos autos” que deveria ser detido, “como relata o Procurador”, e também não existe nenhum documento escrito que possa provar que o diretor da PJ se recusou a cumprir a alegada ordem.
Por outro lado, o advogado de Suca Ntchama entende que mesmo havendo uma ordem de detenção, à luz da lei aplicável em casos de crime cometidos por titulares de cargos públicos, a Assembleia Nacional Popular (ANP, Parlamento) devia ser chamada a pronunciar-se sobre o levantamento da imunidade do governante, o que não foi o caso, assinalou.
O advogado Basílio Sanca considera, por isso, que o Procurador-Geral da República incorreu num crime de divulgação do segredo da justiça ao admitir publicamente que o ministro do Interior, Suca Ntchama, teria agido de forma ilegal ao obrigar, via telefónica, que a tripulação da TAP levasse para Lisboa os 74 sírios.
Também em nota de imprensa, a Polícia Judiciária diz que “em nenhuma circunstância” recebeu qualquer mandado de detenção ou de condução à cadeia relativa ao ministro do Interior, António Suca Ntchama, como afirmou o Procurador-Geral da República.
A PJ insta Abdú Mané a tornar público o ofício com qual solicitou a intervenção do diretor da corporação.
O Procurador havia anunciado que vai mandar abrir um processo disciplinar contra o diretor da PJ, Armando Namontche, por desobediência e eventualmente um outro processo de natureza criminal.
Bissau (Lusa, 29 de Dezembro de 2013).

"CASO TAP" OVÍDIO MANUEL BARBOSA PEQUENO, DIPLOMATA SANTOMENSE E REPRESENTANTE DA UNIÃO AFRICANA NA GUINÉ-BISSAU DISSE: PÚBLICAMENTE QUE É NECESSÁRIO DIALOGAR URGENTEMENTECOM A UNIÃO EUROPEIA SOBRE A SITUAÇÃO CRIADA PELA RECENTE SUAPENSÃO DOS VOOS ENTRE A GUINÉ-BISSAU E PORTUGAL!


“De qualquer forma nós estamos esperançosos que se possa fazer luz nesta situação através da comissão de inquérito que foi estabelecida. Temos informação de que o ministro das Relações Exteriores e o ministro do Interior puseram os seus cargos à disposição. Portanto são sinais que nos indicam que estão a ser tomadas medidas para resolver esta questão”.
Lembre-se que a transportadora aérea portuguesa TAP denunciou o facto de ter sido obrigada, na semana passada, pelas autoridades guineenses, a proceder ao embarque em Bissau de 74 passageiros de nacionalidade síria, todos eles na posse de documentos de identificação falsos.
O assunto foi levado por Lisboa ao conhecimento da União Europeia que condenou o sucedido e exortou que sejam responsabilizados os culpados na Guiné-Bissau.

NÃO TEMEMOS A INVASÃO ESTRANGEIRA NA GUINÉ-BISSAU, ESTAMOS ARMADOS ATÉ AOS DENTES EM "MANSOA"!!!

VENHAM DAÍ!!!!!!!!!









Se for guerrilha ou corpo a corpo melhor!!!

PORQUÊ É QUE O PRESIDENTE DA VENEZUELA "NICOLAS MADURO" ESTA A PREPARAR NOVOS CAMPOS DE TREINO NO PAÍS?


O Presidente Venezuelano, "Nicolas Maduro" exortou as autoridades Militares a criarem novos campos de treino em áreas rurais e urbanas para preparar populares na defesa do País!

Pergunto: será que, há uma outra guerra a começar no Mundo? 


PAPA FRANCISCO LAMENTOU ONTEM A SITUAÇÃO DRAMÁTICA DOS REFUGIADOS E DOS IMIGRANTES!!!



Papa Francisco seguido por 11 milhões de pessoas!

Durante a oração do Angelus, o Papa Francisco lembrou da fuga de José, Maria e Jesus Cristo! Por outro lado, lamentou imenso sobre refugiados Sírios e dos imigrantes, forçados ao exílio como a sagrada família em fuga para o Egito! 

FOI BLOQUEADO 100 MILHÕES DE DÓLARES AO PRESIDENTE ANGOLANO NA SUÍÇA!!!!!!!


Bloqueados 100 milhões de USA dólares ao Presidente Angolano A bomba aí está. O que fazer? Refletir e repassar para conhecimento público, pois parece que o poder do dinheiro também cai... "Suíça ameaça cleptocracia mundial". Bloqueando 100 milhões de dólares do Presidente Angolano. "Há dez anos que os tribunais suíços iniciaram um longo processo para bloquear os fundos depositados nos seus bancos por ditadores e políticos corruptos de todo o mundo, cujas fortunas, por vezes colossais, foram obtidas através da espoliação de bens públicos pertencentes aos povos que governam, usando para tal os mais diversos expedientes de branqueamento de capitais. O processo começou em 1986 com a devolução às Filipinas de 683 milhões de dólares roubados por Ferdinando Marcos, bem como a retenção dos restantes 356 milhões que constavam das suas contas bancárias naquele país. Prosseguiu depois com o bloqueamento das contas de Mobutu e Benazir Bhutto. Mais tarde, em 1995, viria a devolução de 1236 milhões de euros aos herdeiros das vítimas judias do nazismo. Com a melhoria dos instrumentos legais de luta contra o branqueamento de capitais, conseguida em 2003 (também em nome da luta contra o terrorismo), os processos têm vindo a acelerar-se, com resultados evidentes: 700 milhões de dólares roubados pelo ex-ditador Sani Abacha são entregues à Nigéria em 2005; dos 107 milhões de dólares depositados em contas suíças pelo chefe da polícia secreta de Fujimori, Vladimiro Montesinos, 77 milhões já regressaram ao Peru e 30 milhões estão bloqueados; os 7,7 milhões de dólares que Mobutu depositara em bancos suíços estão a caminho do Zaire; mais recentemente, foram bloqueadas as contas do presidente angolano José Eduardo dos Santos, no montante de 100 milhões de dólares. É caso para dizer que os cleptocratas deste mundo vão começar a ter que pensar duas vezes antes de espoliarem os respetivos povos. É certo que há mais paraísos fiscais no planeta, mas também é provável que o exemplo suíço contagie pelo menos a totalidade dos off-shores sediados em território da União Europeia, diminuindo assim drasticamente o espaço de manobra destas pandilhas de malfeitores governamentais.


Por: Leite Angolano Leite Angolano

sábado, 28 de dezembro de 2013

A TAP TEM UMA DÍVIDA À GUINÉ-BISSAU DE 6 MILHÕES DE DÓLARES! "JORNAL EXPRESSO"

A TAP tem uma dívida à Guiné-Bissau de seis milhões de dólares, avança o semanário «Expresso»
Fernando Vaz, porta-voz do Governo de transição da Guiné-Bissau garante que há «boa vontade» em dialogar com a TAP sobre «as dívidas às finanças». De acordo com a mesma notícia, a Transportadora Aérea Portuguesa é acusada de não pagar o imposto geral sobre vendas, equivalente ao IVA em Portugal, e a contribuição industrial na Guiné-Bissau desde 2004. 

A TAP não quis comentar as informações agora divulgadas!!!


JOVEM BINHAM, PATE CABRAL DJOB E RENNA SCHWARTZ FILHO DO "JOSÉ CARLOS SCHWARTZ" EM BISSAU" 2013.



"CONVIVIO" ASSOCIAÇÃO TABANCA PEQUENA COM PARCEIROS: EDUCAFRICA, ASSOCIAÇÃO MON NA MON DE AVEIRO, 100 FRONTEIRAS, ASSOCIAÇÃO DOS GUINEENSES DO PORTO E ASSOCIAÇÃO DE AMIZADE MATOSINHOS/MANSOA!

Convívio da Tabanca pequena juntamente com Educafrica, no complexo ténis da Maia. Tarde bem passada na companhia de pessoas fantásticas, com sabores, sons, danças e cores Guineenses. O meu muito obrigada ao Mon Na Mon Associação pelo carinho e apoio que deram a este grande convívio!